sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

EFEMÉRIDE – Alexander “Alex” Chapman Ferguson, ex-jogador e treinador de futebol escocês, nasceu em Glasgow no dia 31 de Dezembro de 1941. Actualmente é treinador e dirigente do Manchester United. Ganhou mais troféus que qualquer outro treinador na história do futebol inglês e já dirigiu o Manchester United em mais de mil partidas. Estando há 24 anos no clube, é o treinador que permaneceu mais tempo à frente do Manchester tendo ultrapassado recentemente a marca de Matt Busby.
Alex Ferguson cresceu em Govan. Frequentou a escola primária “Broomloan Road” e, mais tarde, a “Govan High School”.
Iniciou a sua carreira de jogador no Queen’s Park, fazendo a sua estreia aos 16 anos. Como o clube era amador, trabalhava simultaneamente nos estaleiros navais de River Clyde como aprendiz.
Embora tivesse marcado 20 golos nos 31 jogos que jogou, transferiu-se para o St. Johnstone em 1960. Quatro anos mais tarde assinou pelo Dunfermline, tornando-se profissional.
Em 1967, juntou-se aos Glasgow Rangers por 65 000 libras. No ano seguinte, assinou pelo Falkirk. Foi promovido a jogador-treinador, antes de se transferir para o Ayr United, onde encerrou a sua carreira. Foi duas vezes Campeão da Escócia (1963 e 1970).
Como treinador, teve uma rápida passagem pelo East Stirlingshire e pelo St Mirren (com o qual foi Campeão Escocês em 1977), antes de viver um período altamente bem sucedido no Aberdeen, com o qual conquistou três títulos no Campeonato Escocês (1980, 1984 e 1985), competição que era quase sempre dominada pelos arqui-rivais Celtic e Rangers, e quatro Taças da Escócia (1982, 1983, 1984 e 1986). Ganhou também a Taça dos Vencedores de Taças em 1983 e a Taça das Taças da UEFA no mesmo ano. Era em resumo o melhor treinador da Escócia, tendo assumido temporariamente a equipa nacional, devido à morte de Jock Stein, e comandado a Selecção Escocesa nos Mundiais de 1986, antes de se tornar treinador do Manchester United no mesmo ano.
No Manchester United tornou-se o treinador mais bem sucedido em Inglaterra, tendo ganho onze vezes a “Premier League” e quatro vezes a Taça da Liga. Em 1999, tornou-se o primeiro treinador de uma equipa inglesa a ganhar a “tríplice coroa”, vencendo a “Premier League”, a “FA Cup” e a “UEFA Champions League”. É igualmente o único treinador a ter ganho 5 vezes a “FA Cup”.
Ganhou ainda a Taça das Taças e a Super Taça da UEFA (1991), a Taça Intercontinental (1999), a Liga dos Campeões (1999 e 2008) e a Taça do Mundo da FIFA (2008).
São muitas as pessoas que não “suportam” Ferguson dentro do clube. Por detrás da sua fachada simpática, está um homem muito autoritário, capaz de intimidar todos, desde os seus companheiros da direcção até aos melhores jogadores e aos jornalistas. Exerce um controlo absoluto no vestiário e enfurece-se por qualquer motivo por mais banal que seja. É autor da frase «Nenhum jogador é maior que o clube». Um grande exemplo disso foi quando atirou um par de botas à cara de Beckham. O jogador levou cinco pontos no supercílio, mas fez questão de não levar o incidente por diante. Assim que pôde, mudou-se do clube. Esta linha disciplinar, que ele adopta sobretudo com jogadores altamente bem pagos e de alto perfil, será uma das razões para o seu sucesso no Manchester United. Em 1993 foi eleito “Treinador do Ano” pela League Managers' Association, prémio que ganhou por mais 5 vezes.
É Oficial e Comendador da Ordem do Império Britânico (1983 e 1995), tendo recebido em 1999 o título de “Sir”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...