domingo, 12 de dezembro de 2010

EFEMÉRIDEChristina Onassis, filha e herdeira do multi-milionário grego Aristóteles Onassis e da sua primeira esposa, Athina Livanos, nasceu em Nova Iorque no dia 11 de Dezembro de 1950. Faleceu em Buenos Aires, em 19 de Novembro de 1988.
Aos dois anos, em Hamburgo, Christina, nos braços do pai, quebrou a garrafa de champanhe com que foi baptizado o maior barco cargueiro de todos os tempos, o “Tina Onassis”. Aos cinco, assistiu ao casamento de Grace Kelly com o príncipe Rainier do Mónaco.
Christina tinha um irmão (Alexander), que morreu num acidente aeronáutico. Frequentou o Queen's College, em Londres, onde estudou Moda. Terminou os estudos, aos dezanove anos.
Casou-se quatro vezes e todos os casamentos terminaram em divórcio. Para melhorar a sua imagem, trabalhou para o pai no Mónaco e depois como empresária, revelando-se inteligente e competente no mundo dos negócios.
Foi com o quarto e último marido, Thierry Roussel, que teve a sua única filha, Athina Roussel, depois de se submeter a um tratamento contra a infertilidade.
Nos anos 1970, a saúde do pai começou a deteriorar-se após a morte de Alexander. A mãe suicidou-se. O pai casou-se com Jacqueline Kennedy, viúva do presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. Ela evitava ficar perto da madrasta e passava a maior parte do seu tempo a viajar e a fazer compras. Aristóteles morreu em Março de 1975 e Christina entrou em profunda depressão, começando a usar uma variedade de drogas e a beber em excesso.
Morreu oficialmente de edema pulmonar aos 37 anos, se bem que tivessem corrido rumores sobre um possível suicídio. O corpo foi encontrado na banheira do quarto de um hotel em Buenos Aires. Foi enterrada no cemitério da ilha de Skorpios. O cantor espanhol Joaquín Sabina dedicou-lhe a canção “Pobre Cristina” em 1990.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...