quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

EFEMÉRIDEJosé Alberto Castelo Branco da Silva Vieira, negociante de arte, apresentador de televisão, cantor e figura pública do jet-set português, nasceu em Tete, no dia 8 de Dezembro de 1962.
Filho de um motorista da alta sociedade moçambicana, nasceu e cresceu na cidade de Tete, no norte de Moçambique, então ainda uma colónia portuguesa. Aos doze anos, mudou-se para Lisboa e começou a trabalhar como manequim. Antes de se celebrizar, viveu em Santo António dos Cavaleiros e foi um conhecido “drag queen” da noite lisboeta, na discoteca “Trumps”, usando o nome artístico de “Tatiana Romanova”. Aproximou-se de Lili Caneças que o lançou no modesto jet-set português.
Em 1996, casou com a multi-milionária inglesa Betty Grafstein, muito mais velha que ele. Vivem em Sintra e em Nova Iorque.
Tornou-se uma figura mediática bastante conhecida dos portugueses através da participação no reality show “Quinta das Celebridades”, juntamente com outras “celebridades”, incluindo o actor brasileiro de telenovelas e filmes pornográficos Alexandre Frota, que o beijou em frente das câmaras no final, quando Castelo Branco se consagrou vencedor.
Em 2003, foi detido no Aeroporto de Lisboa na sequência de um incidente na alfândega. Foi ilibado posteriormente das acusações de tráfico de jóias e diamantes.
Tornou-se famoso pelos seus modos exuberantes, extravagantes, exóticos e polémicos. Na sua juventude, chegou a vestir-se de mulher para desfiles de moda, um passado que ele não renega. Teve o seu próprio programa na televisão, “Bon Chic” (2005), num cenário ao seu gosto pessoal, e participou noutro reality show, “Primeira Companhia” (2006), juntamente com outros concorrentes, incluindo novamente Alexandre Frota. No mesmo ano apareceu em novo reality show, “O Circo das Celebridades”.
Durante os três reality shows em que participou, envolveu-se em brigas com Alexandre Frota, Cinha Jardim, Pedro Ramos e Ramos, Sara Aleixo, Miguel Melo e Nuno Homem de Sá. Em Outubro de 2006 foi acusado de desviar objectos de decoração e outros do Hotel Ritz em Lisboa, local onde morou durante três meses, período em que a sua casa de Sintra estava em obras. Mais tarde foi tudo desmentido publicamente, dizendo-se que não passara de um mal-entendido.
Preparou-se para entrar no mundo musical, com a edição do seu primeiro álbum, maioritariamente com músicas em inglês mas incluindo também algumas em português (2008), tendo como produtor Luís Jardim, conhecido por trabalhar para grandes estrelas musicais como Cher e Rolling Stones, entre outros. Na sessão de autógrafos, acompanharam-no o filho Guilherme, a mulher Lady Betty Grafstein, a mãe Nini Castelo Branco e ainda alguns amigos, sendo bastante acarinhado pelos seus fãs. Um videoclip foi gravado em Nova Iorque por alguns elementos da equipa de produção de Madonna.
Foi entrevistado por “El Mundo” e foi a um programa da “Antena 3” em Madrid, onde revelou factos até então desconhecidos da sua vida e prometeu editar brevemente um livro.
Já se apresentou em alguns shows em Nova Iorque, onde foi bem recebido e elogiado. Em Junho de 2010, foi lançada a sua biografia “José Castelo Branco - Toda a Verdade”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...