quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

EFEMÉRIDELiv Johanne Ullmann, actriz, realizadora e cenarista de cinema norueguesa, nasceu em Tóquio, onde o pai trabalhava como engenheiro de minas, no dia 16 de Dezembro de 1938.
A família emigrou depois para o Canadá e, posteriormente, para os Estados Unidos a fim de escapar à guerra. Regressaram à Noruega, mais precisamente para a cidade de Trondheim, onde Liv passou a infância.
Iniciou a carreira como actriz de teatro, contra a vontade da família, seguindo cursos em Londres e em Oslo. Tornou-se notada pela sua interpretação em “O Diário de Anne Frank”, em que desempenhou o papel principal. Interpretou também peças de Goethe, Henrik Ibsen e Bertold Brecht.
O seu primeiro filme foi “Persona”, de Ingmar Bergman, em 1966. Viveu com Bergman entre 1966 e 1971, com quem teve uma filha. Com ele fez dez películas.
Mais tarde começou a realizar filmes, entre os quais “Kristin Lavransdatter ”, seleccionado para o Festival de Cannes de 2000.
Em 1980, foi nomeada embaixadora especial da Unicef. Escreveu dois livros autobiográficos: “Mutações” (1975) e “Opções” (1985).
Recentemente, no dia 10 de Dezembro de 2010, participou na cerimónia de entrega do Prémio Nobel da Paz ao chinês Liu Xiaobo, lendo um texto do laureado, que não estava presente.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...