domingo, 5 de dezembro de 2010

EFEMÉRIDE Otto Ludwig Preminger, actor, produtor e realizador americano, de origem austríaca, nasceu em Wiznitz no dia 5 de Dezembro de 1906. Faleceu em Nova Iorque, em 23 de Abril de 1986 vítima de cancro e Alzheimer.
Estudou Direito e Filosofia, trabalhando no teatro de 1933 a 1934, antes de se dedicar ao cinema. Em 1935, optou por deixar a Áustria e exilou-se nos Estados Unidos da América.
Apesar da sua origem judaica, actuou em alguns filmes interpretando papéis de espiões ou oficiais nazis, por causa do seu sotaque austríaco. Tinha fama de pessoa rude e desagradável. Gostava de trabalhar com temas de desvios e conflitos comportamentais e teve o mérito de deixar grandes obras em todos os géneros cinematográficos, desde o romance até histórias de guerra.
Os seus principais filmes são: “Laura” (1944), um dos maiores clássicos do chamado “cinema noir”; “O rio das almas perdidas” (1954), grandioso western protagonizado por Marilyn Monroe; “Carmen Jones” (1954), musical protagonizado por actores negros, que revelou o lendário Harry Belafonte; “O homem do braço de ouro” (1955), polémico drama sobre drogas, que proporcionou a Frank Sinatra o seu maior papel no cinema; “Bom dia, tristeza” (1958), sensível e marcante drama baseado no best-seller homónimo de Françoise Sagan; “Anatomia de um crime” (1959), um drama de tribunal; “Êxodo” (1960), épico sobre a formação do estado de Israel após o final da Segunda Guerra Mundial; “Tempestade sobre Washington” (1962); “A primeira vitória” (1965); “Bunny Lake desapareceu” (1965), um dos “filmes símbolos” da década de 1960; e “O factor humano” (1979), o seu derradeiro filme, um subtil drama de guerra.
Tem uma estrela na Calçada da Fama no Hollywood Boulevard. Foi duas vezes nomeado para os Oscars.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...