terça-feira, 7 de dezembro de 2010

EFEMÉRIDERoberta Close, de seu verdadeiro nome Roberta Gambine Moreira, actriz, modelo e transexual brasileira, nasceu no Rio de Janeiro em 7 de Dezembro de 1964. Registada como Luís Roberto Gambine Moreira, teve o seu sexo e nome alterados em Março de 2005 pela 9ª Vara de Família do Estado do Rio de Janeiro.
Em 1984 foi a vedeta do carnaval carioca. A partir dessa época sucederam-se inúmeras aparições na imprensa, podendo dizer-se que o auge do sucesso aconteceu quando a revista “Playboy” a colocou na capa da edição de Maio de 1984. Pela primeira vez na história deste magazine, a principal atracção não era uma belíssima mulher, mas um “homem”. A chamada da capa da revista era: «Incrível. As fotos revelam porque Roberta Close confunde tanta gente». Entretanto, conforme escreveu então o jornal virtual “Último Segundo”, «este homem era na verdade uma belíssima mulher transexual». Foi também capa das revistas “Ele & Ela”, “Manchete” e “Sexy”.
O sucesso que Roberta fez foi tal que chegou a inspirar uma revista erótica de banda desenhada. Nas décadas de 1980 e 1990, Roberta apareceu nos maiores programas brasileiros de entrevistas.
Em 1989, foi submetida em Inglaterra a uma cirurgia para mudança de sexo. Logo após a intervenção, começou a sua luta pelo direito de trocar de nome. Roberta passou por nove especialistas médicos que confirmaram ter ela todos os aspectos hormonais e físicos femininos. Os seus advogados argumentaram também que Roberta não poderia viver psicologicamente bem, com um nome que não desejava e que a levava a ser vítima de chacotas e preconceitos.
Quinze anos depois da sua primeira tentativa legal, conseguiu o que desejava, podendo desde então obter todos os documentos (bilhete de identidade, passaporte, etc.) como sendo do sexo feminino. Na sentença, baseada nos pareceres dos especialistas médicos, a juíza escreveu que «o progresso da Ciência deve ser acompanhado pelo Direito, pois o homem cria, aplica e se sujeita à norma jurídica, da mais antiquada e obsoleta à mais avançada e visionária.».
Roberta Close mora actualmente em Zurique, na Suíça, mas vai ao Brasil frequentemente para visitar a família e os amigos. É cidadã com dupla nacionalidade (suíça e brasileira).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...