quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

EFEMÉRIDEHubert Beuve-Méry, jornalista francês, nasceu em Paris no dia 5 de Janeiro de 1902. Faleceu em Fontainebleau (Seine-et-Marne), em 6 de Agosto de 1989.
Trabalhou como correspondente em Praga do jornal “Le Temps”, entre 1934 e 1938. Foi fundador e director do jornal “Le Monde” de 1944 a 1969, conseguindo que o jornal tivesse grande influência política, ao mesmo tempo que mantinha a sua independência.
Apesar de ter tido uma infância difícil por causa da Primeira Guerra Mundial e tendo por origem uma família modesta, conseguiu apoios que lhe permitiram fazer os seus estudos superiores.
A sua primeira experiência como jornalista foi em “Nouvelles Religieuses”, um jornal católico e conservador.
Doutorou-se em Direito e foi colocado como professor no Instituto Francês de Praga, onde se tornou igualmente conselheiro técnico do Ministério dos Negócios Estrangeiros da jovem república Checoslovaca. Estudou o aumento dos perigos militaristas na Europa e foi também correspondente de vários diários parisienses.
Em 1942 alistou-se na Resistência Francesa, participando em combates pela libertação da ocupação alemã.
Em Outubro de 1944, quando era Chefe de Redacção da revista “Temps présent”, foi solicitado pelo General de Gaulle para criar um diário de referência, com a ajuda do governo francês. Foi assim que nasceu “Le Monde”, cujo primeiro número foi publicado em Dezembro de 1944. Foi seu director até se reformar, publicando editoriais sob o pseudónimo de “Sirius”. Em 1964 fundou igualmente “Le Monde Diplomatique”. Foi laureado com a “Pena de Ouro da Liberdade” em 1972.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...