sábado, 1 de janeiro de 2011

EFEMÉRIDEJosé Anastácio da Cunha, militar e matemático português, morreu em Lisboa no dia 1 de Janeiro de 1787. Nascera igualmente em Lisboa, em 11 de Maio de 1744.
Seguidor de Isaac Newton, entre outros, antecipou-se a matemáticos de renome internacional, como o francês Cauchy, na formulação de diversos conceitos.
Ficou essencialmente conhecido pelos seus trabalhos nos domínios da teoria das equações, da análise algébrica, da trigonometria plana e esférica, da geometria analítica e do cálculo diferencial.
Em 1773, o Marquês de Pombal, quando instituiu a reforma da Universidade de Coimbra, teve conhecimento dos seus méritos e nomeou-o professor da Faculdade de Matemática daquela Universidade.
Condenado pela Inquisição à pena de reclusão pelo crime de heresia, a importância deste cientista português do século XVIII só viria a ser reconhecida nos fins do século XX, pela sua contribuição para a reforma do cálculo infinitesimal.
A única obra que Anastácio da Cunha deixou impressa foi “Princípios Matemáticos para instrucção dos alunos do Collegio de São Lucas, da Real Casa Pia do Castello de São Jorge” (Lisboa, 1790).
Em 2005, um conjunto de manuscritos inéditos de Anastácio da Cunha foi descoberto no Arquivo Distrital de Braga.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...