terça-feira, 18 de janeiro de 2011

EFEMÉRIDE Kevin Michael Costner, actor, músico, realizador e produtor de cinema norte-americano, nasceu em Lynwood no dia 18 de Janeiro de 1955.
Depois dos seus estudos em Marketing, encontrou um emprego como publicitário. Um encontro inesperado com Richard Burton, num aeroporto, levou-o porém a mudar de profissão.
Participou no elenco do sucesso comercial “Os amigos de Alex”, onde fazia o papel do amigo que se suicida e que leva à reunião que será o mote de todo o filme. Curiosamente, todas as cenas em que participou foram suprimidas, aparecendo apenas os seus pulsos cortados, quando está a ser vestido pelo cangalheiro, no início do filme.
O começo da carreira foi difícil, mas a sua perseverança foi recompensada com o êxito obtido com o filme “Os Incorruptíveis” (1987). Passou então a actuar em películas de maior envergadura.
O seu maior sucesso cinematográfico foi o filme “Dança com Lobos”, realizado, protagonizado e co-produzido pelo próprio, e nomeado para doze Oscares, tendo ganho sete, dois dos quais entregues ao próprio Kevin: o Oscar de Melhor Realizador e o de Melhor Filme (1990). Com o mesmo filme recebeu um Globo de Ouro de Melhor Director e um Urso de Prata no Festival de Berlim.
Desde aí, tudo o que ele fazia tinha sucesso garantido: interpretações em “Robin dos Bosques”, “JFK”, “Bodyguard”, “Um Mundo Perfeito”, etc..
De há alguns anos para cá, tem feito carreira igualmente como músico “country”, com o grupo “Kevin Costner and Modern West”.
Amigo de Bush (pai) e de Reagan, do Partido Republicano, fez campanha no entanto por Clinton (Partido Democrata) nas presidenciais de 1992 e 1996. Em 2008 apoiou também Obama, acompanhando-o em vários comícios no Colorado e incentivando os jovens a interessarem-se pela política.
Tem uma estrela na Calçada da Fama do Hollywood Boulevard.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...