domingo, 16 de janeiro de 2011

EFEMÉRIDE – Niccolò Vittorio Alfieri, dramaturgo, poeta e filósofo italiano, nasceu em Asti no dia 16 de Janeiro de 1749. Morreu em Florença, em 8 de Outubro de 1803. Foi muito influenciado pela cultura clássica e pelo espírito romântico.
Pertencente a uma família aristocrata de Piemonte, órfão de pai, abandonou os estudos aos dezassete anos para viajar pela Europa. Consciente da necessidade de transformar a Itália numa nação, voltou ao seu país natal.
Escreveu em menos de sete anos (1775/1782) catorze tragédias, entre as quais: “Saul”, “Antígona” e “Maria Stuart”. Muitas delas são consideradas verdadeiras obras-primas. Além disso, escreveu apelos à liberdade e ao patriotismo e à acção contra os tiranos.
Amante da Condessa de Albany, viveu em Paris na época da Revolução Francesa, sendo ela que lhe inspirou o gosto pelas letras. Quando a Condessa enviuvou em 1788, uniram-se através de um casamento secreto. Fugiu durante o terror jacobino, indo viver para Florença. Apesar de contrário ao absolutismo, desiludiu-se com os excessos da Revolução Francesa, a ponto de, em 1798, escrever a sátira “Il Misogallo”, um violento panfleto contra o jacobinismo.
Alfieri escreveu ainda “Della Tirannide” (1777), sonetos que foram reunidos sob o título de “Rime”, e a autobiografia “Vita” (1790/1803).
Durante os seus últimos anos de vida, aprendeu grego para poder estudar nos originais as grandes tragédias que tinha tomado como modelos.
Morreu aos 54 anos, deixando um grande número de obras póstumas. Após a sua morte em Florença, a Condessa de Albany mandou construir um magnífico sepulcro na Igreja de Santa Cruz.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...