terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

EFEMÉRIDEJack Lemmon, de seu verdadeiro nome John Uhler Lemmon, actor e realizador norte-americano, nasceu em Newton no dia 8 de Fevereiro de 1925. Morreu em Los Angeles, em 27 de Junho de 2001.
Oriundo de uma família rica, estudou num colégio particular de Massachusetts. Teve o primeiro contacto com o mundo do espectáculo ainda na escola, quando teve que substituir um colega de classe que interpretaria uma peça de teatro estudantil. Foi um fiasco completo, pois Jack esquecia-se sempre do que tinha para dizer e tinha que voltar aos bastidores, o que gerava gargalhadas gerais na plateia. Não se intimidou com isso e, daí em diante, passou a integrar todas as peças teatrais levadas à cena na escola.
Frequentou a Phillips Academy, antes de se formar em Ciências Políticas na Universidade de Harvard. Alistou-se na Marinha durante a Segunda Guerra Mundial e veio, mais tarde, a seguir a carreira de actor, iniciando-se numa série televisiva em 1949/1950.
No cinema, estreou-se com o filme “Demónio de mulher” em 1954. A sua interpretação em “Mister Roberts” (1956), deu-lhe o seu primeiro prémio - o Oscar de Melhor Actor Secundário.
Protagonizou inúmeros filmes, sobretudo comédias, com vários realizadores. Contracenou com outras celebridades do cinema como, por exemplo, Tony Curtis, Marilyn Monroe, Shirley MacLaine e Marcello Mastroianni. Sempre foi avesso à badalação a que são submetidas as grandes estrelas e preferia ficar em casa compondo ao piano. Chegou a gravar um disco em 1959. Não se considerava uma estrela, mas sim «um operário da arte cinematográfica, que se esforçava para dizer algo».
Possui uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood. Foi nomeado 7 vezes para o Óscar de Melhor Actor Principal, tendo vencido em 1974.
Ganhou o Prémio Cecil B. DeMille concedido pela Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, pelo conjunto da sua carreira (1991). Foi por duas vezes o “Melhor Actor” no Festival de Cannes (1979 e 1982). Recebeu um Urso de Prata no Festival de Berlim de 1981 e um Urso de Ouro Honorário em 1996, em homenagem à sua carreira no cinema. No Festival de Veneza de 1992, ganhou o Prémio Volpi na categoria de Melhor Actor. Em San Sebastian recebeu o Prémio Melhor Actor em 1962, o que aconteceria de novo, trinta anos mais tarde, em Valladolid. Ganhou por quatro vezes o Globo de Ouro de Melhor Actor (1960/1961/1973/2000). Faleceu com 76 anos, vítima de cancro na bexiga.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...