sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

EFEMÉRIDEJohn Joseph Travolta, actor, cantor, dançarino e produtor norte-americano, nasceu em Englewood no dia 18 de Fevereiro de 1954.
Abandonou os estudos aos dezasseis anos, para se dedicar a comédias musicais. Em 1975 participou na série de televisão “Welcome Back, Kotter”. Foi também dançarino, tendo como parceira Olivia Newton John. Subiu ao estrelato mundial no cinema, ao protagonizar os filmes “Saturday Night Fever” (1977) e “Grease” (1978). Estas duas películas constituíram grandes sucessos.
Em 1975 convertera-se à igreja da Cientologia, na qual participam igualmente vários astros de Hollywood, como Tom Cruise.
As filmagens de “Saturday Night Fever” foram interrompidas brevemente para que John Travolta pudesse comparecer ao enterro da actriz Diana Hyland, falecida vítima de cancro e que era sua namorada na época. A morte de Diana, dezoito anos mais velha do que ele, constituiu um profundo drama pessoal para Travolta, pois ela morreu-lhe nos braços.
Teve depois vários relacionamentos inconstantes, entre os quais um com a francesa Catherine Deneuve, até que conheceu, apaixonou-se e casou com a actriz Kelly Preston (1991), com quem vive até hoje. Tiveram 3 filhos, tendo o mais velho morrido em 2009, vítima de crise cardíaca, nas Bahamas, onde a família passava as férias.
Enfrentou um período de certo ostracismo na sua carreira até ao fim dos anos 1980, sem actuar em filmes importantes. Em 1994 voltou aos êxitos com “Pulp Fiction”, de Quentin Tarantino. Só a partir daí conseguiu ter uma actividade contínua e retomar a sua carreira em Hollywood, onde foi um dos actores mais bem pagos, com 20 milhões de dólares por filme. Travolta é tido como uma lenda de Hollywood e o galã dos anos 1970.
Tem recebido vários prémios ao longo da sua carreira e possui uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood.
Vive actualmente em Ocala na Florida, onde possui uma villa idealizada como um aeroporto dos anos 1960, com pistas privadas. Tem o brevet de piloto profissional, possuindo um Boeing 707 e um Jet Gulfstream G500 que é pilotado por ele próprio. Em Janeiro de 2010 desembarcou no Haiti, com o seu próprio jacto carregado com ajuda humanitária e com uma equipa de socorro composta por médicos e voluntários da igreja da Cientologia. Possui igualmente residências em Santa Barbara (Califórnia), em Islesboro (Maine) e no Havai.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...