sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

EFEMÉRIDEJoselito, de seu verdadeiro nome José Jiménez Fernández, actor e cantor espanhol, que teve o seu apogeu em criança, sendo uma das mais famosas vozes infantis do século XX, nasceu em Beas de Segura, Jaen, na Andaluzia, no dia 11 de Fevereiro de 1943.
Descoberto por Luis Mariano, começou a sua carreira com 13 anos. Protagonizou catorze filmes musicais (1956/1968), bastante populares nas décadas de 1950/1960. Gravou vários discos a solo e um com Libertad Lamarque. Era uma das grandes vedetas da editora RCA, ao lado de Elvis Presley.
Quando adulto, ainda cantou baladas românticas mas, devido à mudança lógica na voz e a sucessivos fracassos, acabou por enveredar pela carreira de empresário artístico.
Teve depois uma vida atribulada, servindo como mercenário em África. Foi detido pela polícia angolana por tráfico de armas e drogas em 1990. Declarou-se sempre inocente, pois seria apenas um caçador e coleccionador de armas. Libertado, regressou a Espanha onde se radicou como viticultor em Valência. Fez algumas aparições públicas, sendo a mais importante em 2008 no reality showEl Sobreviviente”, onde permaneceu durante duas semanas. Antes, em 2006, aparecera no programa da TVECine de Barrio”.
O público contemporâneo dos seus filmes não o esqueceu e as novas gerações descobrem-no graças a vários DVD e à Internet.
José Jiménez Fernández guarda da sua infância diversos momentos inesquecíveis. Cantou em privado no rancho do Presidente dos Estados Unidos Lyndon Johnson, conheceu Che Guevara e Fidel Castro em plena Revolução Cubana, foi recebido pelo Papa João XXIII, almoçou com o Rei Beaudoin e a Rainha Fabiola da Bélgica e efectuou várias tournées pela América Latina e outros países do mundo inteiro, dando um recital no Olympia de Paris, onde foi aclamado em delírio pelo público. Actuou por três vezes no Ed Sullivan Show.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...