quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

EFEMÉRIDEMarie Noël, de seu verdadeiro nome Marie Rouget, poetisa francesa, nasceu em Auxerre no dia 16 de Fevereiro de 1883. Faleceu em 23 de Dezembro de 1967. Foi condecorada pelo Governo Francês com o grau de Oficial da Legião de Honra.
Tinha por origem uma família culta e pouco religiosa. Ficou solteira toda a vida e afastou-se pouco da sua terra natal.
A sua vida, porém, não foi tão simples como se poderia imaginar: um amor de juventude decepcionante, assim como a espera de um grande amor que nunca surgiu; a morte do seu jovem irmão no dia seguinte a um Natal (daí o seu pseudónimo); as suas crises de fé… Tudo isto faz subentender uma poesia com ares de canção tradicional.
Marie Noël legou a sua obra à Sociedade das Ciências Históricas e Naturais de Yonne. Esta sociedade de sábios, fundada em 1847, gere e estuda a sua obra através de numerosas publicações.
Mulher apaixonada e atormentada, ela é conhecida frequentemente apenas pelas suas obras de “canção tradicional”, em detrimento dos seus escritos mais sombrios, cujo valor literário e alcance emotivo são, no entanto, bem mais fortes. Cite-se a título de exemplo o “Poema para uma criança morta”, verdadeiro grito blasfémico de uma mãe, dividida entre o seu sofrimento quase animal e a sua fé em Deus.
Marie Noël obteve em 1962 o Grande Prémio de Poesia da Academia Francesa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...