quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

EFEMÉRIDE Paris Whitney Miller Hilton, uma das herdeiras do fundador da cadeia de hotéis Hilton, figura do jet set internacional, actriz, cantora, empresária, estilista de moda, modelo, compositora e produtora americana, nasceu em Nova Iorque no dia 17 de Fevereiro de 1981. A fortuna da família está calculada em 350 milhões de dólares.
Estudou na Escola Marywood-Palm Valley em Rancho Mirage, na Dwight School em Nova Iorque e alguns meses na Escola Canterbury em New Milford, antes de finalizar os seus estudos.
Começou a desfilar ainda em criança, fazendo aparições em eventos de caridade. Aos 19 anos, assinou contrato com a agência de Donald Trump, T Management. Trabalhou igualmente com a Ford Models em Nova Iorque, a Models 1 Agency em Londres, a Nous Model Management em Los Angeles e a Premier Model Management em Londres.
Começando por ser mais conhecida através do reality showThe Simple Life” (2003), Hilton também protagonizou pequenos papéis em várias películas, sendo o mais notável no filme de terror “A Casa de Cera” (2005). É também estilista de moda.
Em 2004 fundou a sua própria gravadora discográfica e, em Agosto de 2006, lançou o álbum “Paris”. O álbum ganhou notoriedade graças à canção “Stars Are Blind” e vendeu mais de 2,3 milhões de cópias em todo o mundo. Teve uma breve participação como compositora no seu primeiro single, intitulado “Turn It Up”.
Em 2004 esteve envolvida na criação da sua própria linha de perfumes pela Parlux Fragrances. O lançamento de “Paris Hilton” resultou num aumento de 47% das vendas de produtos da Parlux Fragrances. Após o sucesso do primeiro perfume, lançou outras fragrâncias, incluindo as suas versões masculinas “Just Me”, “Heiress” e “Can Can”.
Em 2004 lançou um livro autobiográfico, “Confessions of an Heiress: A Tongue-in-Chic Peek behind the Pose”. Co-escrito por Rogério Alves, o livro contém várias páginas inteiras com fotos coloridas e dá conselhos às jovens que querem ser como ela. Hilton ganhou 100 000 dólares com as vendas do livro. O livro entrou na lista de bestsellers do “The New York Times”. Em 2005, editou um diário personalizado, em parceria com Ginsberg, “Your Heiress Diary: Confess It All to Me”.
Paris Hilton é presidente de duas empresas: Paris Hilton Entertainment e Paris Hilton Enterprises. De acordo com a revista “Forbes”, tinha uma renda de 2 milhões de dólares em 2003/2004, US$6,5 milhões em 2004/2005 e US$7 milhões em 2005/2006.
Em 2006 e 2007, como resultado de vários incidentes, entre os quais a condução em excesso de velocidade e sob o efeito de álcool, foi sentenciada a 45 dias de prisão em Los Angeles.
Hilton ajudou a criar uma colecção de malas para a marca japonesa “Samantha Thavasa”, assim como uma colecção de jóias e relógios para a loja Amazon.com. Em 2006 lançou, em parceria com Gameloft, o jogo de celular oficial “Paris Hilton's Diamond Quest”. Em Agosto de 2007 lançou, com a Hair Tech International, uma linha de extensões para cabelos chamada “DreamCatchers”; ainda em Agosto, lançou a sua própria linha de roupas. Em Dezembro de 2007, Hilton foi à Alemanha para fazer o lançamento do champanhe “Rich Prosecco”, que é embalado em latas ao invés de garrafas; Hilton chamou a atenção da imprensa por estar nua na publicidade a esta bebida. Em 2008, lançou uma linha de sapatos.
Em Julho de 2010, quando dos Mundiais de Futebol, foi interpelada pela polícia sul-africana por ter fumado cannabis durante o jogo Brasil - Holanda. Alguns dias depois deslocou-se a França para passar as férias. Ficou pouco tempo em Paris e partiu para a Córsega num jacto privado. Na alfândega, à chegada, os cães especializados detectaram a presença de droga. Revistada, foi-lhe encontrada uma quantidade insignificante e não chegou a ser detida.
Em Agosto foi presa em Las Vegas por posse de cocaína, mas beneficiou de uma libertação condicional em virtude de ter reconhecido os factos.
Em Dezembro, anunciou a sua participação em 2011 no Grande Prémio de Moto 125cc.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...