segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

EFEMÉRIDEPaulo Jorge dos Santos Futre, ex-jogador de futebol português, um dos melhores de todos os tempos, nasceu no Montijo em 28 de Fevereiro de 1966.
Foi formado no Sporting Clube de Portugal, jogando a sua primeira época como profissional aos dezassete anos. Após incompatibilidades com a direcção sportinguista, transferiu-se para o Futebol Clube do Porto onde, em três épocas, conquistou dois Campeonatos, duas Super Taças de Portugal e uma Taça dos Campeões Europeus.
Em 1987, foi para o Atlético de Madrid, naquela que foi para a época, a mais cara transferência do futebol português. Não alcançou o sucesso desportivo que se previa, mas em termos individuais tornou-se num dos grandes símbolos de sempre deste clube.
Cinco anos e meio depois de estar em Espanha, onde conquistou duas “Copas do Rei”, regressou ao futebol português, para representar o Sport Lisboa e Benfica, conquistando uma Taça de Portugal.
Problemas de ordem financeira levaram-no a sair prematuramente do clube, transferindo-se para o Olympique de Marselha. Gravíssimas lesões fizeram com que tivesse vários períodos de meses de inactividade. Ainda passou pelo futebol italiano (AC Reggiana e Milan) e inglês (West Ham), não voltando porém aos níveis exibicionais que o tinham notabilizado. Mesmo assim conquistou a Liga Italiana em 1995/1996 e ainda voltou ao Atlético de Madrid em 1997/1998, finalizando a sua carreira no Yokohama Flügels do Japão (1998/1999)
Foi o “Melhor Jogador do Campeonato Português” por duas vezes (1985/86 e 1986/87) e recebeu a “Bola de Prata” de 1987 como “2º Melhor Jogador Europeu” (o primeiro foi Ruud Gullit).
Tem dois filhos: Paulo Júnior, que estuda Design e tem a sua própria marca de roupa, e Fábio que segue as pisadas do pai no Atlético de Madrid, tendo sido chamado mais de uma vez à Selecção Portuguesa de Sub-17.
Paulo Futre foi internacional português 41 vezes (1983/1995), tendo participado nos Mundiais de 1986 no México.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...