domingo, 6 de fevereiro de 2011

EFEMÉRIDE Zsa Zsa Gabor, de seu verdadeiro nome Sári Gábor, famosa actriz norte-americana de origem austro-húngara, nasceu em Budapeste no dia 6 de Fevereiro de 1917.
Em 1936, depois de ter ganho o título de Miss Hungria, foi tentar a sua sorte no cinema, em Hollywood. Protagonizou muitos filmes, entre os quais “Moulin Rouge” (1952), com John Huston, e “Lili” (1953). Fez igualmente teatro e, também, séries televisivas: “Batman” (1968) e “The Fresh Prince of Bel-Air” (1991), entre outras
A sua vida pessoal, alguns escândalos financeiros, o gosto pelas jóias e pelo luxo, deram-lhe mais espaço na imprensa do que a sua carreira profissional. Teve nove maridos, sete divórcios e uma anulação. Foi casada com Conrad Hilton, fundador da cadeia de hotéis Hilton (1942/1947); com Jack Ryan, que participou na concepção da boneca Barbie (1975/1976); com Felipe de Alba, apenas durante 24 horas (1983); finalmente, com Frédéric Prinz von Anhalt, aristocrata alemão, desde 1986 até hoje.
Entre os factos escandalosos da sua vida conta-se uma condenação a três dias de prisão por agredir um polícia em Beverly Hills e outra a 120 horas de trabalho comunitário num abrigo para mulheres.
Os anos 2000 não têm sido nada felizes para ela. Em 2002 sofreu um grave acidente de automóvel em Los Angeles, ficando parcialmente paralisada. Em 2005 fez uma cirurgia para desobstrução de uma artéria, depois de ter sido vítima de um AVC. Passou a utilizar uma cadeira de rodas para as suas deslocações. Em Julho de 2010 fracturou a anca, ao cair da cama, e foi sujeita a uma cirurgia reconstrutiva da qual teve alta hospitalar um mês depois. Ainda em Agosto, voltou a ser hospitalizada com hemorragias e dores fortes, sintomas de que alegadamente teriam surgido complicações da primeira cirurgia. Chegou a pedir a presença de um padre e a extrema-unção. Posteriormente recusou ser operada ao fígado.
Em Janeiro de 2011 os médicos que analisaram a sua lesão acharam melhor amputar-lhe a perna direita antes que a gangrena aumentasse. No ano anterior, já lhe tinham anunciado que a perna tinha de ser amputada, mas Zsa Zsa Gabor preferiu esperar o fim das festas de fim de ano...
Muito recentemente, no dia 1 de Fevereiro, foi internada novamente, em estado grave, devido a uma infecção pulmonar.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...