terça-feira, 1 de março de 2011

EFEMÉRIDEAntónio Rosa Casaco, inspector da PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado), que chefiou a brigada que assassinou o General Humberto Delgado, nasceu no Rossio ao Sul do Tejo em 1 de Março de 1915. Morreu em Cascais no dia 5 de Julho de 2006.
De origem humilde, fez carreira na PIDE, onde ingressou em 1938. Esteve alegadamente envolvido em negócios de contrabando, que lhe possibilitavam largos rendimentos, mas nunca lhe foi instaurado qualquer processo ou feita alguma investigação sobre o caso.
Por curiosidade, refira-se que Rosa Casaco era conhecido como «o Pide, menino bonito de Salazar». Apaixonado pela fotografia, foi autor das fotografias mais íntimas do ditador.
Depois do 25 de Abril 1974, esteve exilado em Espanha e no Brasil. Foi julgado à revelia na década de 1980 e condenado a oito anos de prisão por crimes de falsificação, destruição de documentos e por ter pertencido à polícia política do Estado Novo. Nunca cumpriu a pena.
Vivia em Cascais desde 2002, ano em que os mandados judiciais que pendiam sobre ele foram cancelados.
A sua morte só foi do conhecimento público quinze dias depois de ocorrer. De acordo com o canal que a divulgou (SIC), ele teria estado internado várias vezes, a última das quais devido a doença respiratória.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...