segunda-feira, 28 de março de 2011

EFEMÉRIDE Bernardino Luís Machado Guimarães, Presidente da República Portuguesa por duas vezes, nasceu no Rio de Janeiro em 28 de Março de 1851. Morreu em Famalicão no dia 29 de Abril de 1944.

Recebeu no baptismo o nome próprio do avô materno, Bernardino de Sousa Guimarães, capitalista estabelecido em terras brasileiras. Passou a infância no Brasil até aos nove anos, quando a família veio para Joane, no concelho de Famalicão.

A partir de 1866, estudou com brilhantismo Filosofia e Matemática na Universidade de Coimbra, tendo-se doutorado nesta Universidade onde foi depois um eminente professor. Em 1872, ao atingir a maioridade, optou pela nacionalidade portuguesa. Dez anos mais tarde, casou no Porto com Elisa Dantas Gonçalves Pereira, também nascida no Brasil, de quem teve 18 filhos. De entre os seus descendentes, destacam-se o escritor e autarca Aquilino Ribeiro Machado, presidente da Câmara Municipal de Lisboa na década de 1980, e o investigador, professor e médico portuense Júlio Machado Vaz.

Teve um importante percurso como dirigente da Maçonaria, na Loja “Perseverança” do Grande Oriente Lusitano. Durante a monarquia, foi deputado pelo Partido Regenerador (1882), Par do Reino (1890) e Ministro das Obras Públicas, Comércio e Indústria (1893). Aderiu ao Partido Republicano em 1903, motivo pelo qual foi afastado da Universidade.

Com a implementação da República, foi Ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro embaixador de Portugal no Brasil (1913). Era Presidente da República por ocasião da Primeira Guerra Mundial, até Sidónio Pais, à frente de uma junta militar, dissolver o Congresso e o destituir, obrigando-o a abandonar o País. Mais tarde, em 1925, foi reeleito para a Presidência da República. Um ano mais tarde, voltou a ser destituído, então pela revolução militar de 28 de Maio de 1926, que instituiu a ditadura que levaria à instauração do Estado Novo. Partiu para o exílio em França.

Depois da invasão do território francês pelas forças nazis alemãs em 1940, foi autorizado a regressar ao País, ficando com residência vigiada até à sua morte. Bernardino Machado foi autor de numerosas obras sobre a pedagogia, a escola, o ensino profissional, sobretudo feminino, e a universidade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...