quinta-feira, 17 de março de 2011

EFEMÉRIDECapucine, de seu verdadeiro nome Germaine Lefebvre, actriz e modelo francesa, morreu em Lausanne, na Suíça, em 17 de Março de 1990. Nascera em Saint-Raphaël no dia 6 de Janeiro de 1928.
Estudou na Escola de Belas Artes em Paris. Um fotógrafo de moda impressionou-se com a sua beleza e transformou-a num modelo. Era muito requisitada nos anos 1950 e 1960, tendo trabalhado para Givenchy, Christian Dior e Pierre Balmain. Nesta época tornou-se amiga de Audrey Hepburn, que se iniciava também nas passerelles da moda. Estes laços de amizade mantiveram-se indefectíveis até ao desaparecimento de Capucine.
Estreou-se no cinema em “A Águia com duas cabeças” de Jean Cocteau (1948). Na década de 1960 foi para Hollywood, contratada pela Columbia Pictures, tendo trabalhado com vários realizadores de nomeada.
Bela, loira, com olhos azuis, distinta mas sensual, Capucine representou para o cinema norte-americano dessa época o arquétipo da mulher francesa.
O sucesso mundial chegou em 1963, ao participar no primeiro filme da trilogia “A Pantera Cor-de-Rosa” de Blake Edwards, ao lado de Peter Sellers, David Niven e Claudia Cardinale. Outro filme de grande sucesso foi “Satyricon” de Fellini (1969).
Voltou depois para a Europa, onde prosseguiu a sua carreira em França, Alemanha e Itália.
Suicidou-se, após uma crise depressiva, saltando do 8º andar do edifício em que vivia, rodeada de muitos gatos, há mais de vinte anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...