domingo, 6 de março de 2011

EFEMÉRIDE – Hercule Savinien de Cyrano de Bergerac, escritor e espadachim francês, que se tornou ainda mais conhecido pelos muitos trabalhos de ficção que têm sido feitos sobre a sua vida, nasceu em Paris no dia 6 de Março de 1619. Morreu em Sannois, em 28 de Julho de 1655.
Nas “histórias da sua vida”, ele é sempre retratado com um exagerado nariz, em especial na peça de teatro da autoria de Edmond Rostand que é, em grande parte, ficcionada.
Passou a infância em Saint-Forget (actualmente Yvelines). Estudou e viveu em Paris, até entrar para o exército.
Só a partir de 1638 adicionou “de Bergerac” ao seu nome, inspirado nas terras que a família tinha possuído naquela região.
Assinava as suas obras com pseudónimos criativos escolhidos aleatoriamente. Foi um escritor de sucesso na sua época e a primeira obra que escreveu, “Le pedant Joué”, teve por finalidade ridicularizar um seu professor de Retórica.
Aos 20 anos, deixou de receber a mesada dada pelo pai e entrou para o exército. Supõe-se que Cyrano de Bergerac se tenha envolvido em perto de mil duelos. Teria sofrido apenas dois ferimentos em combate, sendo que um deles lhe deixou uma cicatriz, paralela ao nariz.
Em 1641 deixou o exército e escreveu as suas obras mais importantes: a peça “A Morte de Agripina”, considerada blasfema pela igreja, e dois livros de ficção científica, a “História Cómica dos Estados e Impérios da Lua” e a “História Cómica dos Estados e Impérios do Sol”.
Cyrano de Bergerac adoeceu, em 1654, após ter sido ferido na cabeça por uma viga que caiu acidentalmente de uma construção sob a qual passava. Nunca mais recuperou completamente. Doente e pobre, ficou sob a protecção do duque de Arpajon e, posteriormente, foi albergado pela prima, a baronesa de Neuvillette. Acabou por morrer na casa do seu primo Pierre de Cyrano. Os restos mortais estão no célebre cemitério parisiense Père-Lachaise.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...