domingo, 27 de março de 2011

EFEMÉRIDEManuel Monteiro da Veiga, linguista cabo-verdiano de referência, tanto a nível do seu país como a nível internacional, nasceu no Concelho de Santa Catarina, ilha de Santiago, no dia 27 de Março de 1948. É especialista e um dos maiores estudiosos e obreiros da valorização da Língua Cabo-verdiana, um crioulo do Atlântico médio/ocidental africano.

Fez os seus estudos primários em Assomada, vila capital do seu Concelho natal, entre 1957 e 1961, frequentando depois o seminário católico de S. José na cidade da Praia, capital de Cabo Verde, de 1962 a 1971. Estudou posteriormente no Instituto Superior de Estudos Teológicos, em Coimbra, de 1971 a 1974. Obteve também uma Licenciatura em Linguística Geral e Aplicada na Universidade de Aix-en-Provence, França, entre 1975 e 1978, doutorando-se em 1997.

Desempenhou várias responsabilidades públicas e técnicas no seu país natal. De entre algumas dessas funções, deve realçar-se a docência da Língua Cabo-verdiana na Escola Superior de Educação; responsável do Departamento de Linguística do Ministério da Educação; Director-geral da Cultura na República de Cabo Verde; Director-geral do Património Cultural; e Presidente do Instituto Nacional da Cultura. É ainda membro do Comité Internacional dos Estudos Crioulos e representante de Cabo Verde, enquanto linguista, no âmbito dos Acordos Ortográficos da Língua Portuguesa. É Presidente da Comissão Nacional para a Padronização do Alfabeto da Língua Cabo-verdiana e Ministro da Cultura da República de Cabo Verde.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...