terça-feira, 8 de março de 2011

EFEMÉRIDESão João de Deus, de seu nome João Cidade, um santo da Igreja Católica Romana que se distinguiu na assistência aos pobres e aos doentes, nasceu em Montemor-o-Novo no dia 8 de Março de 1495. Morreu em Granada, em 8 de Março de 1550.
João Cidade deixou Montemor-o-Novo aos 8 anos de idade e dirigiu-se a Oropesa, onde foi pastor de ovelhas. Alistou-se mais tarde no exército espanhol e tomou parte na conquista de Fuenterabia, então ocupada pela França. Como soldado, era tudo menos um modelo de santidade, participando no jogo, na bebida e em pilhagens. Um dia, caiu de um cavalo roubado perto das linhas francesas. Com medo de ser capturado ou morto, reviu toda a sua vida e fez um voto impulsivo de mudança. Os seus camaradas não se importaram muito com o arrependimento dele. Detestavam porém que João Cidade quisesse induzi-los também a deixarem os seus prazeres. Aproveitavam-se então da sua natureza impulsiva para o enganarem e ele deixar o seu posto, com o pretexto de ir ajudar alguém em necessidade. Foi salvo da forca no último minuto e expulso do exército, depois de espancado e despido.
Mendigou no caminho de volta para casa, até que ouviu falar de um conflito com os Muçulmanos. Partiu de novo e, no final da guerra, decidiu tentar encontrar os pais. Para sua tristeza, descobriu que ambos tinham morrido. Voltou ao ofício de pastor em Oropesa, Sevilha e Ceuta, sendo igualmente talhador de pedra e vendedor ambulante. Em 1538 fixou-se em Granada para abrir uma livraria. Foi aqui que tomou contacto com os primeiros livros religiosos
Em Granada ouviu os sermões do Padre João de Ávila e ficou tão impressionado que confessou publicamente todos os erros da sua vida. Para mais clara demonstração do seu arrependimento, percorreu a cidade ferindo o peito com pedras e manchando o rosto com lama. Devido ao seu estado lastimoso foi dado como louco e internado num hospício durante algum tempo, juntamente com dementes e mendigos.
Com o espírito mais sereno, para o que contribuiu o Padre João de Ávila, João Cidade saiu do hospício e foi visitar o Mosteiro de Guadalupe, voltando depois para Granada onde fundou em 1539 um hospital para doenças contagiosas e incuráveis. Daí em diante dedicou-se inteiramente ao serviço do hospital, fundando a Ordem dos Irmãos Hospitaleiros, que foi confirmada pelo Papa Pio V em Janeiro de 1571.
João Cidade foi beatificado pelo Papa Urbano VIII em Outubro de 1630 e canonizado pelo Papa Alexandre VIII em Outubro de 1690. São João de Deus é o padroeiro dos hospitais, das ordens hospitaleiras, dos doentes, enfermeiros, tipógrafos, encadernadores e livreiros. As pessoas alcoólicas solicitam igualmente a sua ajuda para curar a sua dependência.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...