quarta-feira, 23 de março de 2011

EFEMÉRIDEUgo Tognazzi, actor e guionista italiano, nasceu em Cremona, na Lombardia, em 23 de Março de 1922. Morreu em Roma no dia 27 de Outubro de 1990, vítima de hemorragia cerebral.
Com catorze anos, já trabalhava numa fábrica de charcutarias. Nos seus tempos livres, representava num grupo de teatro amador (tinha começado no teatro aos quatro anos, no Teatro Donizetti de Bergamo).
Foi mobilizado durante a Segunda Guerra Mundial e também aí organizou espectáculos de variedades para os seus camaradas. Regressou depois a Cremona, onde trabalhou como arquivista.
Aos 22 anos, escreveu e interpretou o seu primeiro papel profissional num teatro de revista. Logo em seguida foi trabalhar na televisão, no programa “Une, Due, Tre” da RAI, acabando por se transformar num dos primeiros ídolos da TV italiana.
Começou no cinema em 1950, fazendo filmes e comédias sem muita repercussão. Foi só a partir da segunda metade da década de 1960 que surgiram boas oportunidades e ele pôde então conquistar sucesso igualmente nos grandes ecrãs. Participou em 150 filmes dos quais um dos mais famosos foi “A Gaiola das Loucas”, no qual contracenou com Michel Serrault, protagonizando um casal homossexual (1978).
Nos anos 1970 transformou-se num dos actores italianos mais importantes e populares em todo o mundo, tendo sido dirigido por realizadores como Dino Risi, Ettore Scola, Mario Monicelli e Pier Paolo Pasolini.
Ele foi, juntamente com Alberto Sordi, Vittorio Gassman, Marcello Mastroianni e Nino Manfredi, uma das figuras mais marcantes da Comédia Italiana. Ganhou o Prémio de Interpretação Masculina no Festival de Cannes de 1981.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...