sábado, 30 de abril de 2011

EFEMÉRIDEAntónio Manuel de Oliveira Guterres, político português, nasceu em Lisboa no dia 30 de Abril de 1949.
Ainda jovem, demonstrou ter excepcionais qualidades de dedicação ao estudo, que lhe valeram o Prémio Nacional dos Liceus em 1965. Frequentou o Instituto Superior Técnico (IST), tendo-se licenciado em Física e Engenharia Electrotécnica com distinção. Durante os estudos superiores não se envolveu na oposição estudantil a Salazar, mas dedicou-se à acção social promovida pela Juventude Universitária Católica, que se opunha ao ditador. Em 1971, terminado o curso, iniciou uma efémera carreira académica, como assistente do IST.
Em 1973 aderiu ao Partido Socialista e, tempos mais tarde, passou a dedicar-se inteiramente à política. Após o 25 de Abril de 1974, colaborou na organização do partido.
Foi Presidente da Comissão Parlamentar de Demografia, Migrações e Refugiados da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa em 1983.
Chegou a Secretário-geral do PS (1992/2002) e venceu as eleições legislativas de 1995 e de 1999, sendo Primeiro-Ministro dos XIII e XIV Governos Constitucionais. Pelo meio, presidiu à Internacional Socialista (1999/2005).
Demitiu-se de Primeiro-Ministro após as eleições autárquicas de Dezembro de 2001, em que o PS sofreu uma derrota significativa. Declarou demitir-se para evitar que o país caísse num «pântano democrático», devido à falta de apoio ao Governo que os resultados eleitorais pressupunham.
Foi doutorado Honoris Causa na área das Ciências Sociais e Humanas pela Universidade da Beira Interior. É Alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados desde 2005.
Casado duas vezes, tem três filhos. A primeira esposa faleceu em 1998 vítima de cancro.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...