sexta-feira, 15 de abril de 2011

EFEMÉRIDEDodi Al-Fayed, de seu verdadeiro nome Emad El-Din Mohamed Abdel Moneim Fayed, produtor cinematográfico e empresário egípcio, conhecido pela sua relação com Diana, Princesa de Gales, nos anos 1990, nasceu em Alexandria no dia 15 de Abril de 1955. Morreu em Paris, em 31 de Agosto de 1997.

Era o filho mais velho do bilionário egípcio Mohamed Al-Fayed, dono dos armazéns “Harrods” em Londres, do clube de futebol Fulham F. C. e do Hotel Ritz em Paris. A mãe era Samira Kashoggi, irmã de um conhecido comerciante de armas saudita. Os pais divorciaram-se em 1985 e a mãe morreu no ano seguinte, vítima de cancro.

Dodi foi educado no Collège Saint Marc, antes de se matricular no Instituto Le Rosey na Suíça. Em 1979, criou uma companhia produtora de filmes e teve logo sucesso, ao produzir “Breaking Glass” (1980). Em 1981, foi produtor executivo, ao lado de David Puttnam, do filme “Chariots of Fire”, vencedor do Oscar de Melhor Filme. Colaborou também nas películas “The World According to Garp” (1982), “F/X” (1986) e “F/X2” (1991), entre outras.

Mudou-se para Hollywood, onde esteve ligado romanticamente com várias mulheres belas e famosas, o que lhe trouxe uma certa notoriedade. Em 1983, ficou noivo de Linda Atterzaedh, uma herdeira iraniana. Entre 1984 e 1985, namorou com Brooke Shields. Em 1986, casou-se com a “socialite” americana Suzanne Gregard, mas divorciaram-se no ano seguinte. Em 1996, antes de se relacionar com a princesa Diana, teve uma relação com Kelly Fisher. Dodi Al-Fayed conheceu a Princesa de Gales em 1986, durante uma partida de pólo no Guard's Club em Windsor. Ele estava a jogar contra a equipa em que o Príncipe Carlos alinhava. A relação romântica entre Dodi e Diana tornou-se aparente no Verão de 1997, quando viajaram pelo Mediterrâneo no iate do pai de Dodi, chamando a atenção da imprensa mundial. De acordo com a escritora Kate Snell, Diana queria que fotografias suas em companhia de Dodi fossem publicadas na imprensa para causar ciúmes ao Dr. Hasnat Khan, um cirurgião cardiologista paquistanês, por quem realmente estaria apaixonada.

Na noite de 30 de Agosto, o casal chegou a Paris e jantaram no restaurante do Ritz. Na madrugada de 31 de Agosto de 1997, o carro que os transportava, seguido por paparazzis e com destino ao apartamento de Dodi, bateu fortemente num pilar do túnel da Ponte Alma, em Paris. Fayed e o motorista Henri Paul, que segundo investigadores franceses e britânicos estava embriagado e drogado, morreram logo. Gravemente feridos, Diana e o guarda-costas foram levados para o hospital, mas a princesa não sobreviveu e foi dada como morta às 4 da manhã. O corpo de Dodi Al-Fayed foi trazido de volta a Inglaterra no helicóptero da família e, depois de uma cerimónia religiosa na mesquita do Regent Park, foi enterrado no cemitério de Brookwood. O seu corpo foi transportado posteriormente para uma propriedade dos Fayed na Escócia. Mohamed Al-Fayed fez erguer um memorial a Dodi e a Diana em Abril de 1998 e um segundo, mais grandioso, em 2005.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...