segunda-feira, 11 de abril de 2011

EFEMÉRIDE Kurt Vonnegut Jr., escritor norte-americano, morreu em Nova York no dia 11 de Abril de 2007, semanas após ter sido vítima de uma queda em sua casa, de que resultaram graves complicações cerebrais. Nascera em Indianápolis, em 11 de Novembro de 1922.

Começou a escrever em jornais dos estabelecimentos de ensino que frequentou. Concluída a sua formação em Química, alistou-se no exército e combateu na Segunda Guerra Mundial, tendo participado na ofensiva das Ardenas. Feito prisioneiro pelos alemães, presenciou o bombardeamento de Dresden, tendo sido um dos poucos sobreviventes americanos. Foi libertado mais tarde pelas tropas soviéticas.

Licenciou-se em Antropologia na Universidade de Chicago (1971) e foi professor na Universidade de Iowa. Escreveu vários romances, ensaios e peças de teatro, entre os quais se destacam “Player Piano” (1952), “Cat’s Cradle” (1963), “Slaughterhouse-Five” (1969), “Breakfast of Champions” (1973) e “Galápagos” (1985).

No ano em que morreu, a sua terra natal tinha declarado 2007 como o “Ano Vonnegut”. A sua última obra foi “Look at the Birdie”, uma recolha de contos e ensaios publicada postumamente em 2009.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...