quinta-feira, 28 de abril de 2011

EFEMÉRIDEPenélope Cruz Sanchez, actriz espanhola, nasceu em Alcobendas no dia 28 de Abril de 1974.
Dedicou-se inicialmente à dança, tendo estudado Ballet Clássico durante nove anos. Chegou a apresentar-se em Espanha e Nova Iorque. Iniciou depois a carreira de modelo, aparecendo nas capas de diversos magazines.
Ao assistir ao filme “Átame!” de Pedro Almodóvar, decidiu seguir a carreira de actriz. Fez inúmeros castings, mas era rejeitada em quase todos por ser demasiadamente nova. Em 1989, finalmente, venceu um concurso local com mais de 300 concorrentes.
Tornou-se notada nos anos 1990, ao participar em diversos filmes espanhóis, um dos quais (“Todo sobre mi madre”) recebeu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Nos anos 2000, com a participação em várias películas de sucesso, ganhou fama internacional, reforçada em 2006 com o filme “Volver” de Pedro Almodóvar, que arrecadou mais de 80 milhões de dólares e foi muito bem recebido pela crítica. Por este papel, foi nomeada para o Oscar pela primeira vez e recebeu o Prémio de Interpretação Feminina no Festival de Cannes. Trabalhou depois para diversos realizadores da Inglaterra, Estados Unidos, França, Noruega e Rússia.
Em 2008, interpretando o papel de uma mulher mentalmente perturbada, no filme “Vicky Cristina Barcelona” de Woody Allen, foi premiada com o Oscar de Melhor Actriz Secundária, o que acontecia pela primeira vez com uma espanhola.
O sucesso continuou em 2009, quando interpretou Carla Albanese em “Nine”, sendo nomeada pela terceira vez para o Oscar.
Desde 2010, ela é o rosto da campanha publicitária do perfume “Trésor de Lancôme”.
De 2001 a 2004 Penélope teve uma relação com Tom Cruise. Em Setembro de 2010 confirmou que estava grávida do seu primeiro filho. O pai é o actor Javier Bardem, com quem se casara nas Bahamas em Julho desse mesmo ano, numa cerimónia íntima. A criança nasceu em Janeiro de 2011 numa clínica de Los Angeles.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...