sexta-feira, 1 de abril de 2011

EFEMÉRIDESusan Margaret Boyle, cantora escocesa que se tornou célebre pela sua participação no programa “Britain's Got Talent”, nasceu em Blackburn no dia 1 de Abril de 1961.

A audição de Susan para aquele programa, em Abril de 2009, cantando a canção “I dreamed a dream”do musical “Les Misérables”, foi um sucesso na Internet e divulgou rapidamente a sua imagem. Antes de cantar, tanto os jurados como o público demonstraram desconfiança pela sua aparência desleixada e comportamento inseguro. Após uma surpreendente actuação, foi ovacionada pelo auditório e pelos juízes, que a aplaudiram de pé. O contraste da sua performance com a primeira impressão dada teve repercussão mundial. Artigos sobre ela apareceram em jornais de todo o mundo, enquanto os vídeos com a sua apresentação, hospedados na Internet, bateram recordes de visualização. Um dos anfitriões do programa, Simon Cowell, assinou um contrato com a cantora através da Sony Music. Apareceram também na Internet vídeos com apresentações antigas da cantora, uma das quais com Susan a cantar “Cry Me a River”, que foi visto por mais de 100 milhões de vezes no You Tube.

O álbum de estreia de Susan, “I Dreamed a Dream”, foi lançado em Novembro de 2009 e, em apenas um mês, atingiu o título de álbum mais vendido do ano, com vendas superiores a 10 milhões de cópias. O segundo álbum da cantora, “The Gift”, foi lançado um ano depois. Em Setembro de 2010 Susan foi oficialmente reconhecida pelo Guinness World Records pelos seus feitos na indústria fonográfica britânica, sendo a mulher com o álbum de estreia mais bem sucedido e o álbum que mais vendeu na primeira semana, além de ser a mulher mais velha com um álbum no Top Ten do Reino Unido. Em Janeiro de 2011 foi reconhecido que Susan havia vendido mais de 14 milhões de CD em apenas dois anos.

Susan é filha de imigrantes irlandeses. Nasceu quando sua mãe já tinha 47 anos, o que tornou o parto difícil, chegando a ficar sem oxigénio durante alguns minutos, o que lhe deixou algumas sequelas mentais e dificuldades de aprendizagem. Susan foi vítima de bullying (violência escolar) durante a infância, tendo tentado suicidar-se quando era adolescente.

Após concluir os estudos, foi trabalhar na cozinha de sua antiga escola. Além disso, passou a integrar grupos de ajuda e a participar em diversos projectos sociais.

O pai morreu nos anos 1990, ficando para ela a responsabilidade de cuidar sozinha da mãe, que morreu em 2007, aos 91 anos.

Os meios de comunicação internacionais noticiaram a sua história em muitos países. Foi convidada e entrevistada em vários programas de televisão mundiais, sobretudo nos Estados Unidos.

Quando concorreu ao concurso que a lançaria no estrelato, estava desempregada e vivia modestamente na casa familiar. Hoje tem uma fortuna calculada em mais de 16,5 milhões de dólares.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...