quarta-feira, 27 de abril de 2011

EFEMÉRIDEWalter Lantz, de seu verdadeiro nome Walter Benjamin Lanza, cartoonista e autor de desenhos animados norte-americano, nasceu em Nova Rochelle no dia 27 de Abril de 1899. Morreu em Burbank, em 22 de Março de 1994. É conhecido sobretudo pela fundação do Walter Lantz Studio e pela criação do personagem Pica-Pau.
Filho de imigrantes italianos, começou a gostar de desenhar desde a infância, tendo seguido aulas de desenho a partir dos doze anos. O primeiro filme de animação a que assistiu foi “Gertie the Dinosaur”, de Winsor McCay, que o inspirou para o futuro.
O seu primeiro emprego foi o de mecânico. Um dos clientes gostou dos desenhos que ele tinha na garagem e possibilitou-lhe um novo trabalho, que lhe permitia estudar na New York City's Art Students League. Aos dezasseis anos, já trabalhava no departamento de animação. Em 1924 começou a ganhar importância no estúdio e dirigiu, animou e protagonizou a sua primeira série de desenhos animados, “Dinky Doodle”. Em 1927 mudou-se para Hollywood, onde trabalhou para o realizador Frank Capra.
Em 1928 foi contratado para dirigir a série animada “Oswald the Lucky Rabbit” da Universal. Em Setembro de 1929, terminou o primeiro desenho animado inteiramente de sua autoria, com o título “Race Riot”. Em 1935 passou a trabalhar como independente, co-produzindo desenhos animados com a Universal Pictures.
Em 1940 casou-se com Grace Stafford. Durante a lua-de-mel, o casal ouvia um pica-pau que fazia furos no telhado. Grace sugeriu que Lantz utilizasse o pica-pau como inspiração para um novo personagem de animação. Foi feito um teste e, em breve, surgia a primeira aparição do Pica-Pau no episódio “Knock Knock”.
Em 1948 a canção do Pica-Pau “The Woody Woodpecker Song” foi nomeada para o Oscar.
Em 1950 a esposa de Lantz ofereceu-se para fazer a voz do Pica-Pau, mas Lantz não aceitou a ideia dela fazer a interpretação, visto tratar-se de um personagem masculino. Sem desistir, Grace fez as gravações secretamente e mandou a fita, de forma anónima, para a equipa apreciar. Sem saber que era a voz da esposa, Walter gostou da gravação e disse que seria a voz ideal para o personagem.
O estúdio de Walter Lantz encerrou as suas actividades em 1972. Ele continuou, no entanto, a fazer bandas desenhadas. Em 1982, doou dezassete peças ao Museu Nacional de Historia dos Estados Unidos, incluindo um modelo de madeira utilizado na estreia do Pica-Pau em 1941. Faleceu com 94 anos, vítima de insuficiência cardíaca.
Criou e produziu, de 1941 a 1972, cerca de duzentos desenhos do Pica-Pau, tendo sido nomeado 8 vezes para os Oscars na categoria “Curta-metragem de Animação”. Em 1979, recebeu um Oscar de Honra pelo conjunto da sua obra.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...