sábado, 16 de abril de 2011

EFEMÉRIDEWilbur Wright, pioneiro americano da aviação juntamente com o seu irmão Orville (1871/1948), nasceu no Ohio em 16 de Abril de 1867. Morreu em Dayton no dia 30 de Maio de 1912, vítima de febre tifóide.

Os irmãos Wright cresceram em Dayton, onde abriram em 1882 uma empresa de manutenção, design e fabrico de bicicletas, a “Wright Cycle Company”.

Fizeram mais de 700 voos com planadores, primeiramente guiados do solo e, a partir de Outubro de 1900, já pilotados. Eles eram simultaneamente pesquisadores, idealizadores, construtores e pilotos.

Efectuaram em 1903 o primeiro voo motorizado e controlado de uma aeronave mais pesada que o ar. O aparelho tinha sido baptizado “Flyer 1” e a experiência teve lugar em Kitty Hawk na Carolina do Norte. Em 1905 realizaram os primeiros voos “estáveis”, com viragens inclinadas e não em derrapagem. Com o “Flyer III” fizeram um voo recorde de 39 minutos.

Para proteger os direitos da sua invenção, eles não tinham convidado nenhuma testemunha nem jornalista para atestar a realização do voo motorizado e controlado de 1903, não divulgando também quaisquer desenhos ou fotografias. Este secretismo fez com que muita gente duvidasse das reais possibilidades dos aparelhos. Quando decidiram comercializar as suas invenções, tiveram de se submeter a voos de qualificação muito exigentes.

Fizeram depois várias demonstrações na Europa, sobretudo em França, onde Wilbur efectuou em 1908 um voo de 2 horas 20 minutos e 23 segundos, cobrindo uma distância de 124,7 km e ganhando a Taça Michelin. Regressados aos Estados Unidos, fundaram em 1909 a “Wright Company”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...