segunda-feira, 23 de maio de 2011

EFEMÉRIDEHugo Miguel Pereira de Almeida, futebolista português, nasceu na Figueira da Foz em 23 de Maio de 1984. Joga actualmente no Besiktas da Turquia.
Começou a jogar futebol no Grupo Desportivo de Buarcos. Foi transferido para a Naval com a idade de iniciado e, em 2000, seguiu para o F. C. do Porto, onde percorreu os restantes escalões de formação. Foi emprestado ao União de Leiria e ao Boavista, depois de ter assinado contrato profissional pelo clube portista. Regressou ao Porto, onde passou a fazer parte da equipa principal. Marcou um golo na inauguração do Estádio do Dragão, entrando assim para a história do clube.
Foi de novo cedido, então para o futebol alemão, acabando por assinar um contrato pelo Werder Bremen, onde jogou durante quatro anos com assinalável êxito. Em Janeiro de 2011, transferiu-se para o Besiktas, onde se juntou aos seus compatriotas Simão Sabrosa, Manuel Fernandes e Ricardo Quaresma.
Foi membro da Selecção de Sub-21, tendo ajudado com os seus golos a garantir a presença de Portugal na fase final do Campeonato Europeu de 2006.
Foi chamado à Selecção A de Portugal por Luiz Felipe Scolari, depois das boas exibições no Werder Bremen. Participou no Euro 2008 e no Mundial 2010.
Foi Campeão Nacional de Portugal em 2004 e 2006, vencendo também a Taça de Portugal de 2006, em representação do Porto. Pelo Werder Bremen, ganhou a Taça da Alemanha e foi finalista da Taça UEFA em 2009.
Detém um curioso recorde na liga alemã, tendo marcado dois golos no espaço de cinquenta segundos, num encontro contra o Estugarda. Marcou também, em 2007, o golo nº 2500 da história do Werder Bremen na primeira divisão.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...