sexta-feira, 13 de maio de 2011

EFEMÉRIDE – Maria de Fátima Euleiteiro Lopes, apresentadora de televisão portuguesa, nasceu no Barreiro em 13 de Maio de 1969.
Aos oito anos foi viver para Maputo, onde ficou durante os três anos de contrato de trabalho que o pai tinha de cumprir. Quando chegou a Moçambique viu-se confrontada com uma sociedade e cultura completamente diferentes, mas adorou a sensação de liberdade que viveu em África, onde podia andar descalça e subir às árvores. Ainda hoje, recorda com saudade o sabor da manga verde com sal e vinagre ou a farinha de mandioca com chá.
O regresso a Portugal em 1980 não foi pacífico e Fátima teve de aprender a lidar com o rótulo de retornada, embora não fosse bem o caso. Só aos 14 anos, com a entrada para o atletismo, é que passou a sentir-se verdadeiramente integrada na sociedade portuguesa.
Licenciou-se em Comunicação Social na Universidade Nova de Lisboa em 1991. Antes disso começou a escrever sobre espectáculos no “Diário Popular”, colaborou na Rádio Minuto e, em simultâneo, trabalhou no Departamento Audiovisual da Câmara Municipal de Loures.
Após o encerramento do “Diário Popular”, passou para a revista “Em Forma”, como técnica de marketing. Desempenhou essa função durante um ano e a partir daí passou a gerir a imagem do Grupo Económico, responsável pela publicação do “Diário Económico”. Antes de chegar à televisão, era gestora numa empresa de “áudio texto” que colaborava com a SIC, passando por esse motivo bastante tempo nas instalações daquela estação, que acabou por a contratar. Tornou-se um dos rostos principais deste canal, onde se estreou como apresentadora em “Perdoa-me” (1994). Seguiram-se os programas “All You Need Is Love”, “Surprise Show”, “Fátima Lopes” (com mais de 600 emissões) e “SIC 10 Horas”, que foi líder de audiências durante quatro anos. Liderou “Fátima”, programa exibido durante as manhãs até 2009. Apresentou ainda os desfiles Moda Paris e Moda Roma, Portugal Fashion e as galas dos Globos de Ouro de 2003, 2004 e 2005.
Foi distinguida pela Casa da Imprensa como Melhor Apresentadora de Entretenimento em 2004. Antes, em 1999, já tinha recebido o troféu “Nova Gente” de Melhor Apresentadora de Entretenimento e o prémio da revista “TV Guia” para a Apresentadora Mais Popular, concedido por votação dos leitores.
Lançou, respectivamente em 2006, 2007 e 2009, os romances “Amar Depois de Amar-te”, “Um Pequeno Grande Amor” e “A Viagem de Luz e Quim”.
Em Setembro de 2009, começou o programa “Vida Nova”, onde se manteve apenas nove meses. Em Julho de 2010, deixou a SIC após 16 anos de estreita colaboração, indo para a TVI onde apresentou, a partir de Setembro, “Agora é Que Conta”. Dá a cara actualmente em “A tarde é sua”, programa estreado em Janeiro de 2011.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...