quarta-feira, 11 de maio de 2011

EFEMÉRIDEMiguel Veloso, futebolista português a jogar actualmente no Génova C.F.C., nasceu em Coimbra no dia 11 de Maio de 1986.
Em criança, esteve perto de ingressar no Sport Lisboa e Benfica, o clube que o seu pai, António Veloso, representou durante muitos anos. Quando se apresentou nos treinos de captação acabou por ser dispensado por ter peso a mais. Pouco tempo depois, Aurélio Pereira falou com o pai do jovem, convidando o filho a formar-se no Sporting Clube de Portugal, porque achava que ele tinha talento. Foi muito bem recebido no clube de Alvalade. O Sporting soube dar valor ao jogador e acreditou nas suas potencialidades.
Nas camadas jovens do Sporting, onde esteve desde os 13 anos, foi Campeão Nacional de Juniores sob o comando de Paulo Bento, na época 2004/2005. Na época seguinte, foi emprestado ao C. D. Olivais e Moscavide, onde se sagrou campeão e ajudou o clube a subir à Liga de Honra.
Desde a temporada 2006/2007 actuou na equipa principal do Sporting, estreando-se em Setembro de 2006 contra o Nacional da Madeira. Assumiu posição de destaque, após uma excelente exibição na vitória por 1-0 sobre o Inter de Milão de Luís Figo, a contar para a Liga dos Campeões.
Miguel Veloso demonstrou grande qualidade técnica e consistência, sendo presença importante na equipa do Sporting. Começou então a estar na mira de grandes clubes europeus, nomeadamente do Bolton e do Everton de Inglaterra.
Miguel Veloso participou no Campeonato da Europa de Sub-21 em 2007 na Holanda. Em Agosto de 2007 foi pela primeira vez chamado à Selecção Nacional por Luiz Felipe Scolari para um jogo contra a Arménia, sendo um dos 23 convocados para o Europeu de 2008, que se realizou na Áustria e Suíça.
Marcou o seu primeiro golo pela Selecção frente a Malta em Outubro de 2009, num jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2010.
Em Julho de 2010, o Sporting confirmou a transferência de Miguel Veloso para o Génova por 8 milhões de euros mais o jogador Zapater.
Entre os títulos que conquistou, salientam-se 2 Taças de Portugal (2007 e 2008) e 2 Super Taças (2008 e 2009), todas em representação do Sporting.
Pela Selecção Nacional de Sub-17, conquistou o Campeonato Europeu no ano de 2003 em Viseu. Em 2006/2007 foi considerado o Jogador Revelação do Campeonato.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...