sexta-feira, 20 de maio de 2011

EFEMÉRIDEÓscar René Cardozo Marin, futebolista paraguaio que joga no Sport Lisboa e Benfica, nasceu em Juan Eulogio Estigarribia no dia 20 de Maio de 1983.
As suas principais características são o potente pé esquerdo, o jogo aéreo e a marcação de livres directos, o que faz dele um dos melhores avançados do Benfica e da Selecção do Paraguai.
É um ponta-de-lança que evoluiu naturalmente, após um período de adaptação ao futebol europeu, sendo um ídolo dos adeptos benfiquistas.
Tornou-se na segunda mais cara contratação de sempre do Benfica quando, no Verão de 2007, o clube lisboeta pagou 9,15 milhões de euros por 80% do seu passe, tendo recentemente adquirido a restante percentagem a troco de mais 2,5 milhões de euros. Estes números apenas são ultrapassados pelos 13 milhões da transferência de Simão Sabrosa para a Luz em 2001.
No Paraguai, jogou pelo Club 24 de Junio e pelo C. A. 3 de Febrero, antes de ingressar no Nacional em 2004.
Foi para o Newell's Old Boys da Argentina na segunda metade da época de 2006, por um valor a rondar os 900 mil euros. Teve sucesso imediato, ao marcar onze golos em 16 jogos no Torneo de Apertura.
Começou brilhantemente a época de 2007 e o facto não passou despercebido na Europa, onde o Valencia, o Werder Bremen e o Benfica mostraram interesse na sua contratação.
Depois do final da Copa América, Cardozo veio de imediato para o Benfica. A meio da época já era o principal marcador da equipa.
Na temporada 2008/2009, apesar de ter perdido a titularidade, foi o melhor marcador do clube e o segundo melhor marcador da liga com 17 golos, a maior parte deles feitos já na recta final, devido à lesão de David Suazo, que lhe abriu de novo um lugar na equipa.
Na época 2009/2010 venceu o Torneio do Guadiana e sagrou-se Campeão Nacional. No último jogo, alcançou o prémio de Melhor Marcador do campeonato. Foi igualmente o melhor goleador da Liga Europa.
Ganhou as Taças da Liga de 2009, 2010 e 2011. Na época 2010/11, alcançou o sueco Mats Magnusson na liderança da tabela dos melhores marcadores estrangeiros da história do Benfica.
Estreou-se na Selecção Paraguaia em Junho de 2007, contando até agora com 28 internacionalizações.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...