terça-feira, 7 de junho de 2011

EFEMÉRIDE Anna Sergeyevna Kournikova, modelo e tenista russa, nasceu em Moscovo no dia 7 de Junho de 1981.
Aos cinco anos recebeu a primeira raquete de ténis, oferecida pelos pais que tiveram de vender um televisor para a comprar. Inicialmente, a ideia dos pais era apenas que fizesse exercício físico. A pequena Anna começou por jogar num clube situado perto de casa, ao mesmo tempo que prosseguia os estudos.
Aos onze anos, mudou-se com a mãe para a Flórida, nos Estados Unidos, para que pudesse aperfeiçoar-se com um treinador conceituado. Os treinos deram resultado e aos 14 anos venceu a Taça da Federação a convite da Selecção Russa. Kournikova tornou-se na mais jovem tenista de sempre a vencer a competição. Ainda em 1995 venceu o Campeonato da Europa para tenistas até aos 18 anos.
No ano seguinte, estreou-se no circuito feminino internacional, o WTA, no U.S. Open, onde foi eliminada pela alemã Steffi Graf, na altura a número 1. Mesmo assim, foi considerada a melhor estreante da temporada. Em 1997, melhorou as suas prestações e chegou aos quartos de final do Torneio de Wimbledon, na Inglaterra, vencendo em Tóquio uma prova na categoria de pares ao lado da norte-americana Monica Seles. Os bons resultados tornaram-se uma constante e chegou finalmente ao Top 10 do ranking feminino.
Aos 18 anos venceu pela primeira vez um torneio profissional em Midland, no Michigan, e alcançou o primeiro triunfo numa prova do Grand Slam (os quatro torneios mais importantes da temporada) ao vencer, ao lado da suíça Martina Hingis, a categoria de pares no Australia Open.
Paralelamente à carreira desportiva dedicou-se à publicidade, participando como modelo em campanhas para diversas marcas conceituadas e aparecendo na capa de inúmeras revistas, o que acabou por gerar inúmeras críticas já que «nunca ganhara nenhum torneio no Circuito WTA como individual e usava a sua beleza física para se promover facilmente em todo o mundo». Este facto, aliado a algumas lesões sucessivas, forçaram-na a pôr termo à sua carreira desportiva em 2003.
Vive em “união de facto” com o cantor Enrique Iglesias desde 2002, habitando em Miami. Ter-se-iam casado secretamente em 2010 ou 2011.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...