quarta-feira, 22 de junho de 2011

EFEMÉRIDEAnne Morrow Lindbergh, aviadora e escritora norte-americana, nasceu em Englewood, Nova Jersey, no dia 22 de Junho de 1906. Morreu em Vermont, em 7 de Fevereiro de 2001. Foi casada com o famoso aviador Charles Lindbergh, falecido em 1974.
Filha mais nova de Dwight Morrow, embaixador dos Estados Unidos no México, conheceu Charles Lindbergh em território mexicano, durante a tournée triunfal que ele fez com o avião “Spirit of St Louis”, após a travessia do Atlântico em solitário. Casaram-se em Maio de 1929.
Anne aprendeu pilotagem e navegação aérea com o marido e participou em vários raids, tornando-se uma pioneira americana da aviação. Juntos, bateram o recorde de velocidade da travessia dos Estados Unidos. Foram baptizados pela imprensa como “o casal do céu”.
Quando deixaram os E.U.A. para se instalarem em Inglaterra, em 1935, no fim do processo do assassinato do filho, Anne recomeçou a escrever (ela já escrevia poesia, quando encontrou Lindbergh). Entre as suas obras, encontramos dois livros em que descreve alguns dos voos que fez, com prefácios de Antoine de Saint-Exupéry.
O casal teve seis filhos, dos quais o mais velho (Charles Junior) foi raptado no dia 1 de Março de 1932 e encontrado morto cerca de mês e meio depois, apesar do pagamento de um resgate. A criança teria morrido acidentalmente, quando o raptor deixou cair a escada que tinha utilizado para atingir o primeiro andar da residência onde a família Lindbergh habitava.
Anne Morrow Lindbergh foi a primeira americana a obter a licença de piloto de planador (1930).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...