quinta-feira, 2 de junho de 2011

EFEMÉRIDE Constantino II da Grécia, rei da Grécia desde 1964 até 1973, ano em que a monarquia foi abolida por uma junta militar, nasceu em Atenas no dia 2 de Junho de 1940.
Nascido durante o reinado do seu tio, Jorge II da Grécia, era filho do futuro Paulo I da Grécia e da princesa alemã Frederica de Hanôver. Tem duas irmãs, uma das quais é Sofia, actual Rainha de Espanha.
Quando tinha um ano de idade, a Grécia foi invadida pelos alemães e ele viveu durante quatro anos exilado na África do Sul com a família. Em 1947, Jorge II morreu tragicamente. Em consequência, o pai de Constantino subiu ao trono como Paulo I e Constantino tornou-se o príncipe herdeiro.
Depois de estudar na Escola de Anavryta até 1958, recebeu formação militar nos vários corpos do exército. Esteve na Escola Militar da NATO na Alemanha. Seguiu depois um programa especial de ciências constitucionais e políticas na Faculdade de Direito da Universidade de Atenas.
Constantino foi um desportista apaixonado. Em 1960, com vinte anos, participou nas Olimpíadas de Roma, sendo o porta-bandeira da delegação helénica. Concorreu em Vela e obteve a Medalha de Ouro de “Dragões” com os seus companheiros de equipa Odysseus Eskitzoglou e Georgios Zaimis. Foi também um bom nadador e cinturão negro de karaté.
Em 1964, casou-se com a Princesa Ana Maria da Dinamarca, sua prima em terceiro grau.
Após o golpe militar de 1967, que instaurou a ditadura dos coronéis na Grécia, Constantino, como chefe de Estado, aceitou o juramento do governo golpista, legitimando o novo regime, acto que foi objecto de muitas críticas. Em Dezembro de 1967, foi forçado a fugir do país, após ter tentado um contra-golpe contra a junta. Viveu alguns anos em Roma. Permaneceu de jure como chefe de Estado, até Junho de 1973, quando a junta aboliu a monarquia e proclamou a república. A extinção da monarquia seria confirmada após a queda da junta, através de um referendo em Dezembro de 1974.
Actualmente, Constantino e Ana Maria vivem em Hampstead, Londres. Têm como amigo o Príncipe Carlos, seu primo em segundo grau. Constantino é padrinho de William, filho mais velho de Carlos e da falecida Lady Diana.
Em 1981 foi autorizado a entrar na Grécia durante umas horas para assistir ao funeral da mãe. Depois disso, foi algumas vezes ao seu país em representação do Comité Olímpico Internacional, mas utilizando passaporte dinamarquês.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...