sexta-feira, 8 de julho de 2011




EFEMÉRIDEHenrique Mendes, apresentador de televisão e actor português, morreu na Amadora em 8 de Julho de 2004. Nascera em Lisboa no dia 2 de Janeiro de 1931.


Henrique Mendes apresentou muitos programas, sendo o “Ponto de Encontro” o mais popular.


Começou a sua carreira como locutor na Rádio Renascença em 1950. Em 1958, estreou-se como apresentador de televisão na RTP, pela mão de Artur Agostinho. Era um excelente comunicador e foi o primeiro apresentador do Festival da Canção. Passou grande parte da sua vida na RTP mas, à data da sua morte, pertencia aos quadros da SIC, canal de televisão privado.


Viu a sua vida mudar com o 25 de Abril de 1974. Através de uma notícia do semanário “Expresso”, soube que ia ser afastado da televisão, o que acabou por acontecer decorrido um ano, depois de o terem mantido ao serviço, sem fazer nada, apesar de lhe pagarem o ordenado a que tinha direito. Esta situação era insustentável para ele e, por isso, tentou encontrar trabalho noutros locais. Sem o conseguir, Henrique Mendes e a esposa, a actriz Glória de Matos, emigraram para o Canadá, país onde apresentou noticiários e um programa para a comunidade lusa em Toronto. Mais tarde, juntamente com um amigo, fundou uma rádio local, a “Asas do Atlântico”. Permaneceram no Canadá até 1979, ano em que regressaram a Portugal por incentivo do actor Raul Solnado. Foi nomeado então director de programas da Rádio Renascença, onde esteve mais de 18 anos, dando voz a diversos programas, para além de outras funções que desempenhou. Foi à Renascença que Emídio Rangel, então director da SIC, o foi buscar. Além de apresentador, entrou em algumas séries televisivas como “Médico de Família”.


Em 2002, foi distinguido pelo semanário “Expresso” como uma das 25 figuras portuguesas mais salientes do último quarto de século e lançou o livro “Um Homem Sorri com Palavras Leves”, com prefácio do escritor e jornalista Baptista-Bastos. Este livro é uma viagem pelas memórias de um homem considerado por muitos como um dos melhores comunicadores da televisão portuguesa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...