sábado, 2 de julho de 2011







EFEMÉRIDEWisława Szymborska, escritora polaca, nasceu em Bnin, perto de Poznań, no dia 2 de Julho de 1923.


Em 1931, a família mudou-se para Cracóvia, onde Wislawa estudou Literatura e Sociologia na Universidade Jagellonne.


Foi membro do Partido Operário Unificado a seguir à Segunda Guerra Mundial, mas afastou-se nos anos 1950, passando a frequentar certos meios dissidentes, como os dinamizadores da revista “Kultura”, editada em Paris. Deixou definitivamente o Partido em 1960.


Destacou-se como poetisa, com uma obra que tem como temática as vicissitudes da Polónia moderna. Emprega uma linguagem simples e coloquial, herança do realismo social que dominou a Europa de Leste. A modernidade revela-se no tom irónico e na complexidade formal de muitos dos seus poemas. Os dois primeiros livros que publicou reflectem os ideais comunistas, mas as obras seguintes são já mais pessoais. O seu livro “Wszelki wypadek”, de 1972, é considerado a sua obra-prima e consagrou-a definitivamente na Polónia. Todos os livros que se seguiram tiveram o mesmo sucesso.


Fora da Polónia, a sua obra é particularmente conhecida e apreciada na Alemanha. Traduziu para polaco numerosas obras francesas da época barroca, em particular alguns extractos de Agrippa d'Aubigné.


Foi recompensada com o Prémio Goethe em 1991 e, em 1996, foi premiada com o Nobel de Literatura, o que lhe trouxe uma maior notoriedade internacional.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...