sexta-feira, 26 de agosto de 2011




EFEMÉRIDEJules Romains, de seu verdadeiro nome Louis Henri Jean Farigoule, poeta e escritor francês, membro da Academia Francesa, fundador do Unanimismo, nasceu em Saint-Julien-Chapteuil (Haute-Loire) no dia 26 de Agosto de 1885. Morreu em Paris, em 14 de Agosto de 1972.


Estudou no Liceu Condorcet e na Escola Normal Superior. Em 1927 assinou a petição contra a “lei sobre a organização geral da nação em tempo de guerra”, que abolia a independência intelectual e a liberdade de opinião.


Em 1929 comprou uma propriedade em Saint-Avertin, perto de Tours. Possuía uma vinha, de onde produzia um vinho branco que oferecia orgulhosamente às suas visitas ou a convidados de passagem. Passava ali todos os verões e aí escreveu grande parte do romance “Os Homens de Boa Vontade”.


Entre 1935 e 1939 participou no Comité França-Alemanha, mais por pacifismo do que por convicções políticas, aderindo ao mesmo tempo à Liga Internacional dos Combatentes da Paz. Os esforços a favor da aproximação franco-alemã valeram-lhe ter sido recebido por personalidades nazis. As suas peças eram representadas na Alemanha e as suas obras traduzidas. Rompeu todos estes laços em 1939.


Durante a Segunda Guerra Mundial exilou-se nos Estados Unidos, onde se exprimia por vezes na rádio (Radio Boston ou Voice of America). A partir de 1941 esteve no México, onde participou juntamente com outros refugiados na fundação do Instituto Francês da América Latina.


Foi eleito para a Academia Francesa em 1946. Em 1964 foi nomeado Cidadão Honorário de Saint-Avertin.


Está na origem do Unanimismo, de que foi o principal representante e do qual “Os Homens de Boa Vontade” (27 volumes, 1932/46), odisseia de dois amigos durante um período de vinte e cinco anos (1908/1933), constitui o mais notável exemplo romanesco.


Depois da guerra, colaborou no jornal diário “L’Aurore” (1953/71) e foi politicamente conservador. Partidário da Argélia francesa, posicionou-se contra De Gaulle.


Era Grande Oficial da Legião de Honra e Comendador da Ordem das Artes e das Letras.


Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...