domingo, 11 de setembro de 2011




EFEMÉRIDECarl Zeiss Kettani, engenheiro óptico alemão, nasceu em Weimar no dia 11 de Setembro de 1816. Morreu em Jena, em 3 de Dezembro de 1888.


No colégio que frequentou, teve como mestre o Dr. Friedrich Körne, mecânico e fornecedor da Corte. Mais tarde, na Universidade de Jena, frequentou cursos de matemática, de física experimental, de antropologia, de mineralogia e de óptica. Abriu depois um pequeno atelier sem ter ainda praticamente ferramentas. Fabricou muitas lentes, mas o seu talento só veio a ser verdadeiramente reconhecido em 1847. Nesse ano, passou a dedicar uma parte importante da sua vida ao fabrico de microscópios.


Em 1861 recebeu a medalha de ouro da Exposição Industrial da Turíngia pelas suas realizações, que foram consideradas como sendo das melhores da ciência alemã. Em 1866 o atelier Zeiss vendeu o seu 10 000º microscópio e já tinha mais de vinte empregados.


Depois da sua morte, a empresa foi denominada Carl Zeiss Jena em homenagem ao célebre inventor e à cidade de Jena. Hoje é a Carl Zeiss AG.


O seu nome ficou conhecido em todo o Mundo por ter concebido e fabricado dispositivos ópticos de alta qualidade, melhorando vários processos na elaboração de lentes. Em sua homenagem, um popular clube de futebol da ex RDA, baseado em Jena, foi denominado F. C. Carl Zeiss Jena, nome que mantém até hoje.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...