domingo, 25 de setembro de 2011




EFEMÉRIDECatherine Zeta-Jones, actriz, dançarina e cantora britânica, nasceu em Swansea no dia 25 de Setembro de 1969.


A sua carreira artística começou muito precocemente. Antes dos dez anos de idade, já cantava e dançava na companhia teatral de uma congregação católica. Aos 15 anos, deixou Swansea e foi para Londres tentar o sucesso nos palcos.


Estreou-se no cinema em 1990, no filme “As 1001 noites" do realizador francês Philippe de Broca. Em 1991, participou na série britânica “The Darling Buds of May”. Em 1992 e 1993 entrou na série “The Young Indiana Jones Chronicles”. Em 1995, protagonizou Catarina a Grande, numa série sobre a imperatriz russa Catarina II.


Em 1997, Steven Spielberg ao visionar um seu filme ficou encantado com o talento da actriz, indicando-a para o papel feminino principal de “A Máscara do Zorro”, onde actuou ao lado de Antonio Banderas e Anthony Hopkins. Em 1998 foi eleita a Mulher Mais Bela do Mundo pela revista “People”. No ano seguinte, protagonizou “A Armadilha”, com Sean Connery.


Michael Douglas, extasiado com a beleza de Catherine durante o Festival de Deauville, em Setembro de 1998, pediu a Banderas que a apresentasse. Casaram-se na cidade de Nova Iorque em 2000, após pouco mais de dois anos de namoro. Por curiosidade, têm 25 anos de diferença de idade e Michael Douglas nasceu igualmente num dia 25 de Setembro.


Em 2000, Catherine, grávida do primeiro filho, entrou na película “Traffic”, que contou ainda com a participação do marido. Uma de suas maiores conquistas profissionais veio em 2003, com o Oscar de Melhor Actriz Secundária no filme “Chicago”. Desde então, Catherine tem vindo a fazer aparições esporádicas em filmes como “Intolerable Cruelty” (com George Clooney), “The Terminal” (com Tom Hanks) e “Ocean's Twelve”. Entrou também na continuação de “A Máscara do Zorro”, intitulada “The Legend of Zorro”.


Em 2009 só protagonizou um filme, aliás sem grande sucesso, e – em 2010 – regressou às suas primeiras paixões, o canto e a dança, representando na Broadway a comédia musical “A Little Night Music”, que lhe valeu o Prémio de Melhor Actriz numa Comédia Musical. Em 2010 foi-lhe concedido o título de Comendadora do Império Britânico pela rainha Isabel II.


Recentemente, admitiu estar deprimida devido à doença do marido e esteve internada numa clínica americana durante algum tempo. Michael Douglas teve um cancro de que parece estar curado. Catherine Zeta-Jones tem três filmes previstos para 2012.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...