terça-feira, 13 de setembro de 2011




EFEMÉRIDECharles Brown, compositor, músico e cantor de blues e de rhythm and blues americano, nasceu em Texas City no dia 13 de Setembro de 1922. Morreu em Oakland, em 21 de Janeiro de 1999.


Era um intérprete com voz doce e aveludada, representante de um rhythm & blues com ritmo lento, ao estilo de Nat King Cole.


Órfão de pai e mãe, foi criado por uma avó que dirigia um coral e que lhe ensinou piano e o iniciou no gospel, no jazz e na música clássica. Tocou piano numa igreja e, a partir dos catorze anos, em boites nocturnas de Galveston Beach.


Caso raro para um cantor de blues, inscreveu-se na Universidade e licenciou-se em Ciências em 1943, ensinando depois num liceu de Baytown. Deixou mais tarde o Texas para se fixar em Los Angeles, onde ganhou um concurso para artistas amadores, conseguindo assim um contrato para a orquestra do Lincoln Theatre.


Em 1941, integrou o trio Johnny Moore And The Three Blazers como pianista e cantor. Gravaram o primeiro disco “Tell Me You'll Wait For Me”. Na Primavera de 1945 obtêm grande sucesso, acompanhando Ivory Joe Hunter em “Blues At Sunrise”. No mesmo ano gravam o seu maior êxito, “Drifting Blues”, uma canção escrita por Brown que ficará durante sete meses no Top Ten dos rhythm & blues, alcançando o 2º lugar.


Depois de vários trabalhos bem sucedidos, surgiram divergências no grupo, que se desfez em 1948. Charles Brown começou então uma carreira a solo gravando também sob o nome de Charles Brown and his Smarties e Charles Brown Trio. Obteve um novo hit com “Trouble Blues”, que foi nº 1 durante três meses no Verão de 1949. Seguem-se novos êxitos: “Homesick Blue”, “My Baby's Gone” e “Black Night”, também nº 1 no começo de 1951. A sua carreira começou então a declinar, pois a moda do Rhythm & Blues estava a ser suplantada pelo Rock'n'Roll. Continuou no entanto a gravar alguns discos até 1978, tendo depois feito breves aparições em 1986 e 1990.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...