quinta-feira, 1 de setembro de 2011




EFEMÉRIDE Frank Lee Morris, um assaltante de bancos que ganhou a reputação de "cérebro de evasões" pelas suas fugas de diversos presídios, nasceu em Washington no dia 1 de Setembro de 1926. Encontra-se desaparecido desde 11 de Junho de 1962.


Frank foi criado em famílias adoptivas e em vários orfanatos. Aos treze anos cometeu os primeiros delitos, incluindo a posse de drogas e assaltos à mão armada.


Passou por vários reformatórios durante a juventude, tendo sempre encontrado modo de fugir. Já adulto, especializou-se em assaltos a bancos. Encarcerado várias vezes, conseguiu sempre fugir nunca utilizando a violência.


Considerado um superdotado de elevado Q.I. (133), foi colocado em 1960 na “inexpugnável” prisão Alcatraz, que tinha fama de ser um local de onde era impossível escapar. Deve ter começado de imediato a estudar um plano de fuga, apesar das catorze tentativas de outros prisioneiros terem falhado. Durante dois anos construiu, juntamente com dois colegas, uma jangada com cintos de salvação, roubando também uma série de ferramentas para poderem escavar nas suas celas. Em Maio de 1962 conseguiram criar aberturas para as condutas, trabalhando por turnos e vigiando constantemente os guardas enquanto os outros escavavam. Na noite de 11 de Junho a tentativa de evasão começou. Escaparam pelas condutas e pelas escadas de serviço. Conseguiram subir para o telhado e desceram depois para a baía. Subiram para a jangada e desaparecem no escuro da noite.


Na manhã seguinte, os guardas descobriram três manequins deitados nas camas e a ausência dos prisioneiros. O FBI pôs em campo a mais gigantesca caça ao homem desde o rapto do bebé Lindbergh, mas sem resultado. Alguns tempos mais tarde foram encontrados bocados da jangada e um saco impermeável com os objectos de uso pessoal de um dos homens. Dos fugitivos nenhum sinal.


A reputação do presídio foi colocada em dúvida depois desta fuga. Até hoje estão dados como desaparecidos. Presume-se, sem provas, que tenham morrido afogados no dia da evasão ao tentarem atingir a margem. Para corroborar esta tese, apenas o facto de não terem sido cometidos mais assaltos com a sua chancela.


Esta história é retratada em “Escape from Alcatraz”, com Clint Eastwood, um filme que ajudou a fomentar a “lenda” em torno de Frank Morris, trazendo-lhe até uma certa aura de “herói”.


Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...