quinta-feira, 8 de setembro de 2011




EFEMÉRIDEJoão Filipe Iria Santos Moutinho, futebolista português a actuar presentemente no F. C. do Porto, nasceu em Portimão no dia 8 de Setembro de 1986.


Formado nas escolas do Sporting C. P., por onde passaram também Luís Figo, Paulo Futre, Simão Sabrosa, Ricardo Quaresma, Cristiano Ronaldo e Nani, foi uma das primeiras revelações após a construção da Academia do Sporting. Ascendeu à equipa principal do clube na época 2004/05 e, no mesmo ano, ganhou o Prémio Galp Energia de Jogador Revelação do Campeonato. Na época seguinte, firmou-se como titular da equipa e, prova disso, foi o facto de ter disputado todos os 34 jogos do Sporting na Primeira Liga.


Na época 2006/07, completou 84 jogos consecutivos ao serviço do Sporting e, em Março de 2007, num jogo contra o Estrela Amadora, atingiu 100 jogos com a camisola dos leões.


Na época 2007/08, com as saídas de Custódio, Ricardo e Marco Caneira, João Moutinho tornou-se o capitão da equipa com apenas 20 anos. Estreou-se na Selecção de Portugal em 2008.


De acordo com o apurado pelo “Correio da Manhã”, em 25 de Julho de 2008 teve lugar um almoço entre João Moutinho e o presidente do F. C. do Porto, Pinto da Costa. Este almoço, realizado no Porto, contou também com a presença de mais duas pessoas ligadas ao clube nortenho e do representante de Moutinho, o israelita Pini Zahavi. Era já conhecida a admiração que Pinto da Costa tinha pelo internacional português pois, numa entrevista à revista “Visão”, afirmara que «João Moutinho era um jogador à Porto».


Na pré-época 2008/09, no final de um jogo de preparação, João Moutinho chamou os jornalistas e disse que queria sair do Sporting ainda nessa época. Na altura falava-se do interesse do Everton Football Club, que teria feito uma proposta a rondar os 15 milhões de euros. Já próximo do final da época, o Sporting anunciou afinal a renovação do contrato do jogador até Junho de 2014.


Em Julho de 2009 recebeu o Prémio de Melhor Jogador Português do Ano, atribuído pelo Rádio Clube Português.


Em 2010, Carlos Queiroz não seleccionou o jogador para o Mundial de Futebol a realizar na África do Sul, o que causou surpresa geral uma vez que Moutinho fora regularmente convocado em todos os jogos de qualificação. Só regressou à equipa de Portugal com o seleccionador Paulo Bento, disputando os jogos de qualificação para o Euro 2012.


Em Julho de 2010, foi oficializada a sua transferência para o Porto por onze milhões de euros mais 50% do passe do defesa Nuno André Coelho. Esta foi uma transferência assaz polémica, que perturbou muito os adeptos do Sporting, clube no qual João Moutinho era um dos jogadores mais emblemáticos.


Pelo Sporting conquistou as Taças de Portugal e as Super Taças de 2007 e 2008. Já ao serviço do Porto, ganhou a Liga Europa da UEFA e a Taça de Portugal de 2011, as Super Taças de Portugal de 2010 e 2011 e foi Campeão Nacional na época 2010/2011.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...