sexta-feira, 9 de setembro de 2011




EFEMÉRIDELúcia Moniz, cantora e actriz portuguesa, nasceu em Lisboa no dia 9 de Setembro de 1976.


Filha de dois músicos, Carlos Alberto Moniz e Maria do Amparo, desde muito cedo esteve ligada a actividades musicais. Aos seis anos de idade ingressou na Academia de Música de Santa Cecília, iniciando aos catorze os seus estudos de piano e violino.


Lúcia era ainda quase desconhecida quando, aos 19 anos, participou no Festival RTP da Canção com o tema “O meu coração não tem cor”, chegando inesperadamente à final. Venceu o concurso, conquistando o direito de representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção onde alcançou a melhor classificação de sempre, o 6º lugar.


Em 1999 saiu o seu primeiro disco intitulado “Magnólia”, nome escolhido por ser o nome da localidade norte-americana onde foi gravado. Incluiu canções pop em português e em inglês, de estilo completamente diferente da sua interpretação no Festival Eurovisão. O álbum foi produzido pelo guitarrista dos Extreme, Nuno Bettencourt, que também colaborou num dos temas. Foi Disco de Ouro.


2002 foi o ano da edição do álbum “67”, composto por Lúcia Moniz em parceria com autores como Jorge Palma, João Gil e também Maria do Amparo (sua mãe).


No final de 2003, integrou o elenco do filme britânico “O Amor Acontece”. A personagem de Lúcia, Aurélia, contracena com Jamie (Coplin Firth), num estranho relacionamento amoroso baseado numa comunicação que ultrapassa as barreiras linguísticas. Aurélia só fala português, enquanto Jamie não se sabe expressar na mesma língua.


Confirmando que está grávida, Lúcia decide consagrar-se inteiramente à sua vida privada. Prepara mesmo assim, na Ilha Terceira, nos Açores, as composições para o seu terceiro álbum, enquanto aguarda o nascimento de Júlia. Este disco, “Leva-me pra Casa”, foi editado em 2005 e tem um tom mais calmo e doce do que os anteriores.


Em 2006 participou no musical “Música no Coração” de Filipe La Féria. De Dezembro de 2008 a Junho de 2009, interpretou o papel de Anita no musical “West Side Story” encenado por La Féria.


Em 2009 gravou a série “Living in a Car” onde interpretou a personagem Carol. Esta série foi produzida por David Steinber para um canal de televisão canadiano. Ainda nesse ano colaborou no livro “Taberna 2780”, feito em conjunto com Bernardo Mendonça, Tiago Carvalho e Nuno Barros, no qual foi a responsável pela Montagem e Edição de Arte, o que lhe fez recuar alguns anos até ao tempo em que frequentava o curso de Design.


No Verão de 2010 gravou na RTP a série “Maternidade”, que foi estreada em Janeiro de 2011.


Em Março de 2011 ganhou o prémio de Melhor Design a nível mundial (Best Cookbook Design) pela sua participou no livro “Taberna 2780”. O prémio foi-lhe atribuído pelo Gourmand World Cookbook, que distingue anualmente livros sobre culinária e vinhos de todo o mundo.


Foi lançado recentemente o seu novo álbum “Fio de Luz”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...