terça-feira, 20 de setembro de 2011




EFEMÉRIDENuno Bettencourt, guitarrista português, nasceu na Praia da Vitória, Terceira, Açores, no dia 20 de Setembro de 1966. É famoso pelos seus solos extremamente técnicos.


Mudou-se com a família para Hudson, Massachusetts, aos 21 anos. Não tinha grande interesse pela música e preferia jogar hóquei e futebol. O primeiro instrumento que tocou foi bateria, até que o irmão começou a ensinar-lhe a tocar guitarra. Acabou por aprender de forma autodidacta.


Em 1985 juntou-se à banda Extreme. Em Agosto de 1987 fizeram um concerto em Boston com a presença de executivos de grandes gravadoras e, em Novembro, assinaram com a A&M Records.


Em Março de 1988, os Extreme fizeram uma nova grande apresentação ao público, abrindo um concerto dos “Aerosmith” (banda também de Boston).


Depois de uma tournée pela América do Norte e Japão, lançaram em 1990 o álbum “Pornograffitti” que os tornou definitivamente famosos. Ainda neste ano, participou no disco “Putting Back The Rock” de Jim Gilmore.


Em Dezembro de 1990 a Washburn Guitars lançou uma série de guitarras, “N4 – Nuno Bettencourt Signature Series”, com a sua assinatura.


O singleMore Than Words” alcançou o primeiro lugar de vendas em vários países. Durante uma segunda tournée, tocaram em vários festivais e com vários grupos e cantores famosos. Nuno foi convidado para tocar no “Guitar Legends” em Sevilha, Espanha.


Em Janeiro de 1992, os “Extreme” fizeram um dos maiores concertos da sua história, perante cerca de 60 000 pessoas, no Hollywood Rock do Rio de Janeiro. Nuno Bettencourt não parava de ganhar prémios. Foi premiado, em todas as categorias em que foi nomeado, no “Guitar For The Practicing Musician readers’ poll” e ainda ganhou os prémios: “Top Of The Rock”, “Songwriter of the Year”, “Solo of the Year” e “Guitar LP of the Year”. Os Extreme foram indicados para oito categorias no “Boston Music Awards” e ganharam cinco delas. Em Abril tocaram "More Than Words" e uma versão acústica de "Love of My Life" (dos Queen) no concerto de Tributo a Freddie Mercury, para mais de 70.000 pessoas, no estádio de Wembley.


Nuno participou no tema “Maubere” de Rui Veloso a favor da causa Timorense. Em Setembro de 1992 foi lançado o terceiro álbum dos Extreme, “III Sides To Every Story”. Nuno ganhou o prémio “Guitarist of the Year” do “Metal Edge Magazine”. A tournée europeia da banda terminou em Dezembro de 1992, novamente no estádio de Wembley. Os Extreme ganharam entretanto vários prémios. Nuno recebeu o “MVP” no Guitar World readers’ poll, deixando para trás, entre outros, Eric Clapton. Ganhou também os prémios “Best Rock Guitar”, “Best Rock Guitar Album” e “Best Solo”.


Em 1993, Bettencourt co-escreveu e produziu “Where Are You Guine”, para o filme “Super Mario Bros”.


1995 foi o ano do quarto álbum da banda, “Waiting For The Punchline”. Mais um sucesso, com vários hits. A primeira e única canção instrumental dos Extreme saiu neste álbum, uma sensacional canção de violão chamada “Midnight Express”.


Em 1996 saiu da banda para iniciar uma carreira a solo. Em Dezembro de 1997, formou a banda Mourning Widows que lançou no Japão, através da Polydor, um álbum que vendeu 45 000 exemplares no primeiro mês. O segundo álbum da banda, “Furnished Souls for Rent”, foi lançado originalmente no Japão mo ano 2000.


Em 1999 gravou “Try Again” com a cantora Lúcia Moniz e gravou “Every Diamond” para um disco de tributo a Rui Veloso.


Formou a banda Population 1, que lançou um disco em 2002. Devido a questões legais, o nome teve de ser alterado passando finalmente para DramaGods, que lançou o primeiro álbum em Dezembro de 2005.


Nuno tocou com os The Satellite Party de Perry Farrell até Julho de 2007. Ajudou a produzir “Ultra Payloaded”, o álbum de estreia do grupo lançado em Maio de 2007 pela Columbia Records.


A banda de Hard Rock, Extreme, regressou em 2008 com o disco “Saudades do Rock”, o primeiro lançamento de estúdio em 13 anos.


Em 2008, Nuno Bettencourt destacou-se na banda sonora do filme “Smart People”. Em 2010 e 2011 fez tournées com a cantora Rihanna.


Como guitarrista e compositor, Bettencourt consegue dar vida a uma variedade de estilos e influências. Os seus trabalhos mais importantes foram no campo do rock e heavy metal, mas os seus maiores sucessos foram canções acústicas.


Vive actualmente em Los Angeles com a esposa, a cantora Suze DeMarchi, e com os dois filhos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Nuno é essencial para o Rock! Um verdadeiro Guitar Hero, não devendo nada ao Eddie Van Halen e daí por diante...

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...