quinta-feira, 15 de setembro de 2011




EFEMÉRIDE – William Oliver Stone, realizador, cenarista e produtor de cinema norte-americano, nasceu em Nova Iorque no dia 15 de Setembro de 1946.


Estudou nas Universidades de Yale e de Nova Iorque. Foi voluntário na Guerra do Vietname, tendo recebido a Estrela de Bronze de Honra ao Mérito Militar. No Vietname, desenvolveu também o seu talento de fotógrafo, mas o conflito veio a ter grande impacto na sua carreira, marcando as suas obras com um sentimento de revolta e de desgosto face ao Estado e à violência contemporânea.


Escreveu ou participou (até como actor) em praticamente todos os filmes que realizou. Para além disso, colaborou nos argumentos de “O Expresso da Meia-noite”, “Conan, o Bárbaro”, “Scarface”, “Year of the Dragon”, “8 Million Ways to Die” e “Evita”.


Logo a seguir aos atentados de 11 de Setembro de 2001 em Nova Iorque, iniciou o “11 September’s Oliver Stone Project”, que culminaria com o filme “World Trade Center”.


Fez películas bastante polémicas e alguns críticos acusam-no de ser um teórico da conspiração, afirmando que os seus filmes manipulam os espectadores. Muitos dizem também que Stone é um dos melhores realizadores de Hollywood mas igualmente o mais controverso. O filme “JFK” foi incluído em quinto lugar na lista dos 25 filmes mais controversos de todos os tempos organizada pela Entertainment Weekly em 2006.


Recebeu os Oscars de Melhor Guião com “O Expresso da Meia-Noite” (1978), de Melhor Realizador e de Melhor Filme com “Platoon” (1986) e de Melhor Realizador com “Nascido em 4 de Julho” (1989). Ganhou Globos de Ouro na categoria de Melhor Realizador em 1986, 1989 e 1991 e na de Melhor Guião em 1978 e 1989. Recebeu um Prémio Especial do Júri no Festival de Veneza de 1994. Nos Festivais de Berlim, foi-lhe concedido um Urso de Prata em 1986 e um Urso de Ouro Honorário em 1990.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...