quarta-feira, 30 de novembro de 2011




EFEMÉRIDEVirginia Mayo, de seu verdadeiro nome Virginia Clara Jones, actriz norte-americana, nasceu em Saint Louis, Missouri, no dia 30 de Novembro de 1920. Morreu em Thousand Oaks, Califórnia, em 17 de Janeiro de 2005.


Desde cedo manifestou interesse pela vida artística. Aos seis anos foi matriculada na escola de arte dramática de uma tia. Em 1937, já cantava na St. Louis Municipal Opera e participava em peças de teatro amador, interpretando inclusivamente Shakespeare.


Foi dançarina de comédias durante três anos, até ser descoberta por um “olheiro” da MGM, quando representava na Broadway. Assinou contrato com Samuel Goldwyn, que inicialmente a colocou no seu grupo de coristas, as "Goldwyn Girls". Após várias figurações, Virginia interpretou em 1943 um dos personagens secundários de “Jack London”, biografia romanceada do notável escritor. Dona de uma beleza esfuziante, com cabelos louros acinzentados e olhos límpidos de cor verde, Virginia foi verdadeiramente lançada no ano seguinte, ao lado de Bob Hope, no grande sucesso “The Princess and the Pirate”.


Com a popularidade conquistada, actuou em “Wonder Man” (1945), o primeiro dos seus cinco bem-sucedidos filmes com Danny Kaye. Brilhou seguidamente em vários outras películas, entre elas duas com Ronald Reagan (1949 e 1952).


Virginia continuou a conquistar as plateias no decorrer da década de 1950, representando ao lado de astros famosos, como Burt Lancaster, Gregory Peck e Paul Newman. Os fãs de westerns foram também brindados com nada menos de doze produções, nomeadamente “Along the Great Divide” (1951) com Kirk Douglas e “The Proud Ones” (1956) com Robert Ryan.


Entretanto, à medida que a década chegava ao fim, Virginia foi diminuindo o ritmo de trabalho. Apareceu algumas vezes em séries televisivas, como “Police Story” e “Murder She Wrote”.


Em 1947, casara-se com Michael O'Shea, com quem viveu até à morte dele em 1973 e com quem contracenou no cinema, televisão, rádio e teatro. Morreu aos 84 anos, vítima de pneumonia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...